Topo

Saiba como refrescar sua casa mesmo sem ter ar-condicionado

Temperaturas altas no verão brasileiro existem cuidados especiais.
Publicidade
Comente

Com as temperaturas muito elevadas que acabam sendo características de praticamente todas as regiões do Brasil, muitas pessoas sofrem com o calor excessivo e com a grande quantidade de luminosidade solar que acaba incidindo diretamente em nosso território. E mesmo quando as pessoas estão aproveitando as temperaturas mais elevadas em ambientes como a praia ou mesmo em uma piscina o calor realmente pode incomodar. 

E um dos motivos pelos quais as pessoas não acabam se sentindo muito bem quando os dias estão muito quentes é o que é conhecido como estresse térmico. O corpo humano conta com um centro regulatório que é responsável por manter uma temperatura interna adequada do nosso organismo. Para isso, o corpo conta com uma série de recursos que acabam sendo acionados justamente para manter a temperatura ideal, como o suor e também a vasodilatação.

Mas quando as pessoas entram em contato com um exterior que apresenta temperaturas exageradamente quentes, o corpo simplesmente acaba perdendo a capacidade de adaptação para manter o seu nível normal de temperatura. E isso provoca uma série de sintomas considerados como o estresse térmico. 

Publicidade

Os sintomas desagradáveis se tornam mais evidentes justamente quando os mecanismos de controle da temperatura se tornam ineficientes. . A vasodilatação exacerbada abaixa a pressão arterial, o que leva a hipotensão, sensação de tontura e cansaço. O excesso de suor também pode levar a sintomas de desidratação, como dores de cabeça, boca e pele secas, tonturas ao levantar ou sentar rápido demais e até desmaios. Por perdermos muitos eletrólitos no suor, câimbras também podem aparecer.

O humor também acaba sendo diretamente afetado com as alterações mais radicais da temperatura. A sensação do calor incomoda o corpo e faz com que aconteça a liberação dos hormônios do estresse. E isso faz com que a grande maioria das pessoas fiquem mais suscetíveis à irritabilidade de uma forma geral. Até mesmo o sono acaba sendo diretamente afetado, pois o nosso corpo simplesmente não consegue relaxar de forma ideal em função do estresse térmico. 

Para manter a temperatura mais confortável dentro de um determinado ambiente, um equipamento se tornou necessário: o ar-condicionado. O problema é que, mesmo diante de toda a tecnologia que temos nos dias de hoje, o ar-condicionado ainda consome uma grande quantidade de energia elétrica. E isso se torna um problema, ainda mais quando estamos passando por momentos de poucas chuvas, que eleva o preço da energia como um todo. 

Saiba como refrescar sua casa mesmo sem ter ar-condicionado

Pensando nisso, separamos algumas dicas para tornar o ambiente mais fresco mesmo sem utilizar o ar-condicionado. 

Tenha uma decoração minimalista

Publicidade

Antes de mais nada, é muito importante pensar no ambiente de uma forma geral quando a meta é tornar ele mais fresco. O local deve ter uma decoração minimalista. Escolha, por exemplo, cortinas que tenham um tecido mais leve, como o algodão. Além disso, é muito interessante também que as cores escolhidas sejam mais claras, pois elas ajudam a reter uma quantidade menor de calor dentro dos espaços fechados. 

Escolha mais materiais com algodão

O algodão é muito interessante cono escolha dos principais materiais para itens como lençóis para a cama. Muitos acreditam que lençóis de cetim e de seda são melhores pois oferecem aquele primeiro contato gelado, mas eles esquentam mais e mais rápido. Já o algodão acaba permitindo que o corpo respire de uma forma mais eficiente, fazendo com que as pessoas sintam menos calor. Outra dica interessante é colocar lençóis dentro da geladeira, sempre envoltos em um saco plástico, oferecendo uma sensação fresquinha no momento em que as pessoas deitam. 

Abra as janelas durante a noite

Veja também:

É muito importante que as pessoas abram bem todas as portas e janelas da casa durante o período da noite, pelo menos por algumas horas. Isso vai ajudar a estimular a ventilação cruzada. Durante o dia, pode ser mais interessante manter as cortinas e também as persianas fechadas, o que faz com que uma menor quantidade de luz solar entre no local. 

Garrafa de água gelada

Uma garrafa de água gelada pode realmente ser muito interessante e ajudar bastante para aliviar o calor. As pessoas que desejam apenas uma sensação inicial de refresco pode colocar essa garra de água bem gelada na frente do ventilador. 

Utilize o exaustor

A grande maioria dos ventiladores de teto contam com a função de exaustor, que basicamente é aquela que joga os ventos para cima, ao invés de para baixo. A grande maioria das pessoas, no calor, querem sentir o vento batendo diretamente no seu corpo. Mas, em determinados momentos, pode ser interessante utilizar na função exaustor, junto com um ventilador de mesa virado para fora. Assim, o bafo quente vai sair pela janela e o quarto vai ficar um pouco mais confortável.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: