Topo

4 coisas que reduzem a vitamina D do seu organismo

Comente

A vitamina D é considerada como uma das mais importantes para o organismo das pessoas de uma forma geral. Ela foi uma das 13 vitaminas que foi descoberta através de uma série de pesquisas realizadas no começo do século XX. Os médicos que acabaram fazendo essa descoberta eram profissionais que estavam envolvidos em pesquisas sobre deficiência nutricional. Hoje em dia, a vitamina D é considerada como crucial no organismo das pessoas.

Em relação a sua composição, a vitamina D é considerada como um hormônio esteroide, ou seja, trata-se de uma substância que é produzida pelo corpo humano e que tem uma importância muito grande para o funcionamento do organismo, tendo uma função direta para a manutenção do vigor, da força dos ossos e também dos músculos de uma forma geral. 

A vitamina D, que também é chamada de calciferol, ela é naturalmente presente em alguns alimentos e também disponível em farmácias e drogarias como suplemento alimentar. Neste último, geralmente ela pode ser encontrada no formato de cápsulas. Ela também acaba sendo produzida pelo próprio corpo humano, especialmente quando os raios ultravioleta (UV) da luz solar quando atinge a pele, acionando a síntese da vitamina D2. 

Principais benefícios da vitamina D

Veja também:

A vitamina D tem um papel importante no organismo das pessoas de uma forma geral, promovendo a absorção de cálculo no intestino e mantém concentrações adequadas de soro de cálcio e fosfato para permitir a mineralização óssea normal e para evitar tetania hipocalcêmica (contração involuntária dos músculos, levando a cólicas e espasmos). Sem absorver quantidade necessária de vitamina D, os ossos do corpo humano podem se tornar finos, quebradiços e em casos mais graves, sofrer deformação2.

Um outro papel muito importante que a Vitamina D acaba tendo no organismo das pessoas é o fato dela ajudar o organismo a reduzir inflamações e modular processos como: desenvolvimento celular, manutenção das funções neuromusculares e imunológicas e metabolismo da glicose2.

Problemas da falta de vitamina D

Quando as pessoas não contam com níveis adequados de vitamina D no organismo elas podem sofrer com problemas como o raquitismo e também ao enfraquecimento e desmineralização dos ossos. Com isso, as pessoas podem sofrer com doenças que surgem a partir destas deficiências do organismo, como osteoporose. 

Além disso, pesquisas mais recentes indicam que a falta de vitamina D podem contribuir para o aumento de doenças cardiovasculares, câncer de cólon e próstata, esclerose múltipla, diabetes melito tipos 1 e 2 e doença inflamatória intestinal, entre outras. A vitamina D também ajuda a manter os níveis apropriados de fósforo na corrente sanguínea, estimulando a produção do mineral, que é de grande importância para a construção óssea de nosso corpo.

4 coisas que reduzem a vitamina D do seu organismo

Coisas que diminuem a vitamina D no seu corpo

Utilizar muito protetor solar

Nos últimos anos muitos especialistas e médicos passaram a recomendar que as pessoas utilizem o protetor solar no dia a dia, e não apenas quando as pessoas estão na praia ou na piscina. E isso se dá especialmente em virtude da grande incidência de luz solar no nosso país, o que acaba aumentando as chances do surgimento de câncer de pele. Mas, quando em excesso, o protetor acaba inibindo a produção de vitamina D dentro do organismo das pessoas. Por isso, o recomendado é que se tome um período de sol todos os dias em uma parte do corpo sem a aplicação do protetor. O horário mais indicado é entre as 10h e 15h, considerado um período de sol forte.

Não se expor aos raios solares

Além de utilizar o protetor solar, de uma forma geral as pessoas precisam separar alguns minutos do seu dia para pegar um pouco de sol. O tempo recomendado pelas entidades médicas variam. Para as pessoas que possuem o tom de pele mais claro, cerca de 15 minutos por dia já faz toda a diferença. Já as pessoas que possuem um tom de pele mais escuro devem ficar um pouco mais, cerca de 30 minutos. Isso porque a melanina também age como uma espécie de protetor solar natural. 

Utilizar roupas com tecidos muito pesados

As roupas também acabam funcionando como uma barreira que protege o corpo do excesso de raios solares, mas que também pode acabar fazendo com que exista uma redução na produção da vitamina D. Por isso, é importante que as pessoas utilizem menos roupas, ou com tecidos mais leves, quando estiver pegando sol em um horário seguro. 

Manter as janelas fechadas

Em alguns casos as pessoas podem tomar sol até dentro de casa ou do escritório. Basta encontrar uma janela onde exista a incidência de raios solares. Mas é importante manter a janela fechada, pois o vidro, apesar de permitir a entrada da luz, também funciona como uma espécie de barreira ou de filtro natural. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: