Topo

Questões importantes que você precisa conhecer sobre o aborto - Veja

Dicas e informações sobre saúde, bem estar, e emagrecimento aqui no Click Grátis! Questões importantes que você precisa conhecer sobre o aborto - Veja
Publicidade
Comente

O aborto é um assunto que invariavelmente gera polêmica nas rodas de discussão, mas, o fato é que, segundo estimativas, a cada ano, cerca de um milhão de mulheres faz abortos ilegais no Brasil, mesmo conhecendo os riscos de morte.

Diante do número exorbitante, o tema tem ganhado muito em importância nos últimos anos, e reconhecendo isso, portanto, apresentamos a seguir algumas informações imprescindíveis sobre o assunto. Veja!

Questões importantes que você precisa conhecer sobre o aborto – Veja

questoes-sobre-aborto

Que tipo de mulher faz aborto?

Publicidade

Conforme já mencionado, as estimativas apontam que cerca de um milhão de procedimentos são realizados anualmente no Brasil, mas, o que mais assusta é que uma a cada cinco mulheres com idade até 40 anos já abortou.

Agora, acredite você ou não, boa parte dessas mulheres não praticou o aborto por dificuldades financeiras, emocional, ou algo do tipo. Na maioria das vezes elas recorreram ao procedimento ilegal mesmo possuindo todas as condições necessárias para terem o filho.

Leia também:

A lei aceita?

Publicidade

No Brasil o aborto só é permitido nos casos de gravidez após estupro, feto anencéfalo, ou gestação que coloca em risco a vida da mãe, qualquer outro caso fora estes, portanto, é considerado ilegal.

Se descoberta, a mulher pode se presa e condenada a três anos, enquanto o médico, enfermeiro ou curandeiro que ajudou no aborto pode pegar até quatro anos de prisão. Devido à rigidez da lei nesse sentido, algumas mulheres sentem dificuldade em encontrar um profissional qualificado.

Qual é o perigo?

Anualmente cerca de 250 mil mulheres são internadas após realizarem aborto ilegal, que na maioria das vezes são feitos inclusive por profissionais despreparados, e em locais que normalmente não possuem o mínimo de higiene necessário. Esse cenário faz com que o aborto seja a quinta maior causa de morte materna no país.

Onde é legalizado dá certo?

Em 2012 o aborto deixou de ser crime no Uruguai. De acordo com o governo no ano seguinte após a lei não houve mais mortes por causa de aborto, e caiu significativamente o número de abortos realizados.

O volume foi de 33 mil por ano para 6.700. Isso provou que a legalização do aborto pode trazer à tona questões como planejamento familiar e uso de anticoncepcionais, fatores que a médio prazo conspiram para a redução no número de abortos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: