Topo

Drenagem linfática: veja os mitos mais comuns sobre o tratamento

Dicas de saúde, bem estar e estética você confere aqui, em nossa coluna de saúde no Click Grátis! Drenagem linfática: veja os mitos mais comuns sobre o tratamento
Publicidade
5.00 / 5 - 1
Comente

Quando a drenagem linfática é procedida da maneira correta, ela tendencialmente proporciona uma série de benefícios ao corpo. A lista de vantagens inclui a eliminação de toxinas, a melhora da circulação sanguínea, e até mesmo uma melhora no aspecto da pele.

O procedimento geralmente se dá através de massagens, que direcionam os líquidos presos entre as células para os vasos capilares do sistema linfático, estes, por sua vez, são eliminados pela urina.

Apesar desse ser um processo estético consideravelmente simples, porém, existem muitos mitos relacionados ao assunto que são vistos como verdades até por quem deseja se submeter ao procedimento. Sabendo disso, tratamos de desmistificar alguns deles na sequência. Veja!

Drenagem linfática: veja os mitos mais comuns sobre o tratamento

drenagem-linfatica-corporal

Qualquer pessoa está apta executar o procedimento da drenagem linfática

Publicidade

Esse é um mito muito comum. Devido à considerável simplicidade do processo, muita gente acredita que qualquer um pode executar o procedimento, mas o fato, é que somente fisioterapeutas, esteticistas ou profissionais com formação técnica na área estão habilitados a fazer a drenagem linfática.

Além disso, vale ressaltar que antes de realizar uma drenagem linfática o paciente deve procurar um dermatologista, e é geralmente esse profissional quem pode indicar o tratamento ideal, que por vezes nem é a drenagem linfática.

A drenagem linfática, sozinha, elimina a celulite

Publicidade

Esse é outro grande mito. A drenagem linfática ajuda a diminuir a celulite, sim, já que ela atua na retenção de líquidos. Apesar disso, ela por si só não é capaz de eliminar todos os furinhos causados na pele pelas celulites. Para uma remoção mais eficaz, o profissional especializado no assunto pode recomendar um outro tratamento ou mesmo a prática de exercícios.

A drenagem linfática feita com aparelhos proporciona melhores resultados

Isso também não é verdade. Tanto a drenagem com aparelhos, quanto a manual, possui técnicas capazes de proporcionar a ativação da circulação sanguínea e oxigenação dos tecidos.

Vale ressaltar, contudo, que a drenagem manual é a mais recomendada, uma vez que o profissional consegue detectar com facilidades os nódulos, edemas e inchaços, podendo assim trabalhar com maior intensidade nos lugares mais afetado.

Leia também:

Grávidas não podem fazer drenagem linfática

Essa é mais uma informação equivocada. De acordo com especialistas, mulheres grávidas não só podem como devem fazer drenagem linfática, já que durante a gestação elas tendem a reter grande quantidade de líquido. Apesar disso, porém, o indicado é fazer com um especialista em casos de gestantes, já que o procedimento nesse caso exige cuidados especiais.

Drenagem linfática emagrece

A perda de peso com a drenagem linfática ocorre apenas de forma indireta. Como há uma eliminação de líquidos durante o procedimento, é comum que muitos pacientes se sintam mais leves depois da drenagem. O fato, porém é que o tratamento não resulta na eliminação da gordura propriamente dita.

Fazer drenagem linfática é dolorido

Quando realizada de maneira correta a drenagem linfática não deixa hematomas e nem proporciona dor no corpo. Isso porque, especialistas não precisam exercer muita pressão na massagem para atingir o objetivo da drenagem.

Toda drenagem linfática causa vontade de urinar?

Nem sempre. Algumas pessoas sentem vontade de urinar ao fim da massagem devido a quantidade de retenção de liquido, mas essa regra não se aplica a todas pessoas.

A drenagem linfática acaba com a acne?

Não necessariamente. Embora o procedimento possa promover uma melhora em peles com acnes em função da eliminação das toxinas do corpo, é um mito dizer que a drenagem pode por si só eliminar cravos e espinhas. Para essa finalidade o ideal é consultar um dermatologista, que poderá indicar um tratamento mais adequado ao caso.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: