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Problemas pra acordar cedo? Veja dicas para amenizar o problema e aumentar a disposição

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Levantar cedo da cama, para muita gente não é tarefa fácil, mas pior que isso costuma ser a missão de encontrar disposição para lidar com os afazeres do dia a dia.

Felizmente, porém, com algumas dicas e um pouco de disciplina, a maioria das pessoas pode conseguir uma boa noite de sono e ainda levantar pela manhã com o corpo muito bem disposto. Para comprovar isso, apresentamos a seguir uma série de dicas nesse sentido com base na opinião de especialistas. Confira!

Dicas de bem estar: saiba como levantar cedo com mais disposição

Dicas de bem estar: saiba como levantar cedo com mais disposição

Horários

O corpo possui um ciclo chamado circadiano, que faz com que ele organize suas funções sempre em torno de 24 horas mais ou menos, um fenômeno popularmente apelidado de relógio biológico. Quando uma pessoa define um horário certo para dormir e acordar então, ela mantêm o relógio biológico regulado.

Mas ao dormir mais tarde que o normal, esse relógio acaba sendo atrasado, o que prejudica o bom andamento do sono e até a disposição da pessoa ao acordar pelos próximos dias. A dica então é manter uma rotina com horários regulares para dormir e acordar.

Luz

Um dos reguladores do relógio biológico é a luz, que faz com que o corpo tenha diferentes funções de dia e de noite. A dica é usar o sol como indicador de que já é hora de acordar. Abrir a janela pela manhã mostra ao corpo que já amanheceu. Para os casos de dias nublados, a dica é usar uma luz artificial, o efeito será similar.

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Relaxe

Tirar alguns minutos para relaxar antes de dormir ajuda aumentar a qualidade do sono e consequentemente a disposição no dia seguinte. A dica então é evitar ficar pensado no que precisa ser feito ao amanhecer, pois isso estimula a mente e a tendência é demorar mais para pegar no sono.

Jogar videogame, ver TV, navegar na internet também são coisas que devem ser evitadas antes do sono. O melhor mesmo é desligar-se de tudo para relaxar, procurando ouvir no máximo uma música agradável ou ler um bom livro.

Sem enrolação

A cama deve ser usada apenas para fazer sexo, dormir e talvez ler um livro. Quando há muita enrolação na cama, ela acaba deixando de ser um lugar de descanso, o que pode retardar a chegada do sono e prejudicar a qualidade do mesmo durante a noite.

O corpo deve reconhecer a cama como local de repouso e não de assistir TV ou jogar, por exemplo. E vale dizer também que a melhor forma para despertar é levantar logo da cama, assim seu corpo vai entender que já é hora de acordar.

Nada de soneca

Ao apertar o botão soneca do despertador você pode estar fazendo um tremendo mal ao seu corpo. Isso porque a partir daí só é possível obter um sono fracionado e de má qualidade. O correto é acordar assim que o despertador toca, em vez de querer tirar sonecas por mais alguns minutos.


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