Topo

Mudança na alimentação pode ajudar a reduzir o inchaço do corpo - Veja dicas

Comente

Eliminar o inchaço do corpo é uma luta que tem sido travada por muita gente ao redor do mundo, afinal, são muitos os motivos que podem resultar nesse tipo de problema.

O que nem todos sabem, no entanto, é que em boa parte dos casos uma simples reeducação alimentar pode trazer resultados positivos. Para ilustrar isso, portanto, a seguir listamos alguns alimentos que podem contribuir com a desejada redução do inchaço. Confira!

Dicas para reduzir o inchaço usando a alimentação a seu favor

Evitar consumo de bebidas com gás

Evitar consumo de bebidas com gás

Pessoas que sofrem com inchaço devem evitar ao máximo o consumo de refrigerantes e outras bebidas que possuem gás. Isso porque esse tipo de bebida dilata o estômago e consequentemente pode gerar desconforto, além da sensação de estar estufamento.

Embora os gases proporcionem um inchaço apenas temporário, a tendência é que ele possa se agravar nos casos de pessoas que já sofrem com o problema por outro motivo.

Vale dizer que, no caso dos refrigerantes, há ainda o risco de retenção de líquido, já que a maioria das bebidas do gênero é rica em sódio. Isso tende a resultar em inchaço ainda maior no corpo.

Não abusar de alimentos que produzem gás

Não abusar de alimentos que produzem gás

Assim como as bebidas gaseificadas, os alimentos que produzem gases também devem ser evitados por quem sofre com inchaço no corpo. Esses geralmente são os alimentos que geram uma dificuldade maior para o organismo na hora da digestão, razão pela qual o intestino os fermenta para ajudar na absorção.

É essa fermentação que acaba formando gases que podem gerar o inchaço. A lista de itens que se enquadram nesse contexto inclui alimentos como brócolis, repolho, feijão, couve-manteiga, repolho, couve de Bruxelas, ovo, batata-doce e leguminosos em geral, além de cebola leite e alimentos ricos em açúcar.

Agora, vale dizer que mesmo sendo causadores de gases, esses alimentos jamais devem ser eliminados da dieta, uma vez que são ricos em nutrientes importantes para o corpo.

Em todo caso, quem sofre com gases deve comer de forma moderada e procurar mesclar o consumo com outros itens de propriedades similares e menos comprometedores.

Leia também:

Diminuir o sódio do cardápio

Diminuir o sódio do cardápio

Alimentos que possuem grande quantidade de sódio fazem com que o corpo tenha retenha líquido, o que gera a sensação de inchaço. Por isso nutricionistas não recomendam a adição do sal em refeições já prontas e costumam vetar o consumo de alimentos industrializados, tais como sopas, biscoitos, macarrão instantâneo, conservas e embutidos.

Equilíbrio entre os líquidos e a fibra

Equilíbrio entre os líquidos e a fibra

Uma dieta rica em fibras e com pouco consumo de água, também pode gerar inchaço. Isso porque haverá uma concentração do excesso de fibras no intestino, o que poderá levar à prisão de ventre, que é uma das responsáveis pelos incômodos inchaços.

Agora, quando há um equilíbrio entre o consumo de fibras e a ingestão de água, o efeito é o contrário, pois aí há auxílio no trânsito intestinal, o que ajuda a eliminar inchaços. Segundo nutricionistas a quantidade mínima de fibras ingeridas por dia deve ser de 30g sendo ela combinada com o consumo de dois litros de água.

As fibras podem ser encontradas em alimentos como verduras, frutas cereais, alimentos integrais e farelos.

Beber chá

Beber chá

Segundo nutricionistas, chás ricos em cafeína fazem com que as pessoas sintam mais vontade de urinar e isso ajuda na eliminação de líquidos e toxinas, limpando assim o organismo e reduzindo o inchaço. Entre os chás mais comuns estão o chá branco, cavalinha, chá-verde, alfafa, cabelo de milho, hibisco, dente de leão e quebra-pedra.

Vale ressaltar que o conteúdo desse artigo é meramente informativo e não equivalem nem substituem o aconselhamento de médicos, nutricionistas, e/ou outros profissionais ligados à área da saúde.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: