Topo

Minimize os riscos de ter um AVC com algumas simples mudanças de hábitos - veja dicas

Comente

O cérebro é o órgão capaz de controlar todas as ações do corpo, tanto no que diz respeito à movimentação motora do corpo quanto na forma com que a pessoa age, pensa, sente e até mesmo se comunica.

Diante disso, quando o indivíduo tem um AVC (acidente vascular cerebral), que é quando o organismo para de oferecer a quantidade de sangue que o cérebro necessita, o cérebro acaba tendo algumas de suas células danificadas, o que torna a pessoa impossibilitada de realizar determinadas funções.

Leia também:

Felizmente, alguns hábitos simples do cotidiano podem minimizar os riscos de se ter um AVC, pelo que, na sequência apresentamos os principais deles. Veja!

Minimize os riscos de ter um AVC com algumas simples mudanças de hábitos – veja dicas

minimize-risco-de-ter-avc

Evite o fumo

O fumo faz com que as chances de sofrer um AVC sejam duplicadas. Por essa razão o abandono do tabaco é uma das mais importantes medidas para se evitar a doença.

Evite bebida alcoólica

Quando o consumo de bebida alcoólica se dá apenas no contexto social, como nos casos de um copo de vinho ou uma pequena quantidade de cerveja, não há grandes riscos para a saúde.

Apesar disso, nos casos em que há exagero no consumo do álcool, a tendência é que a pressão arterial suba, aumentando assim os riscos de se ter o problema.

Aumente o consumo de frutas e vegetais

É muito importante para a saúde do coração e do cérebro como um todo, que sua dieta seja saudável e balanceada. Uma dieta rica em frutas e vegetais, por exemplo, pode proporcionar uma série de benefícios à saúde.

Evite carne gorda

Se possível tente evitar ao máximo o consumo de carne vermelha, pois trata-se de um alimento rico em gordura saturada. Ao invés disso, procure consumir carnes brancas como as de frango e peixe. Uma outra saída é optar por pratos vegetarianos.

Diminua o consumo de sal

Evite temperar os alimentos com muito sal, isso porque o excesso faz com que o nível da pressão arterial seja alterado. Dito isso, procure temperar saladas e demais alimentos com ervas frescas, que podem substituir o uso do sal.

Consuma mais fibras

As fibras alimentares são facilmente encontradas em pães integrais, arroz, aveia, cereais integrais, dentre outros. Elas auxiliam no controle dos níveis de gordura no sangue, dando sua parcela de contribuição na hora de minimizar os riscos de se ter um AVC.

Controle de peso

Procure seguir uma dieta balanceada e saudável, e caso seja possível procure orientação de um nutricionista para que ele lhe ajude a ter uma boa alimentação, auxiliando também no controle de peso.

A obesidade e o sobrepeso são fatores que podem influenciar no desenvolvimento da hipertensão, diabetes e doenças coronárias, que somadas, aumentam o risco de se ter um AVC.

Pratique exercício

Com a pratica de atividades físicas, fica mais fácil controlar o peso corporal, além do que, a pressão arterial também tende a ficar mais equilibrada.

Consulte um médico regularmente

De acordo com neurologistas, fazer o tratamento da hipertensão, controlar o diabetes e a dislipidemia, e ter conhecimento sobre os fatores de risco como histórico familiar e idade avançada, são algumas maneiras eficientes de se prevenir os riscos de AVC.

Evite o estresse

Sabemos que nem sempre é fácil evitar o estresse no dia a dia, no entanto, um esforço no sentido de minimizá-lo é algo extremamente importante.

Isso porque o estresse e a depressão são doenças silenciosas que a longo prazo podem trazer vários riscos à saúde. Diante disso, procure estar sempre em ambientes calmos, com pessoas que goste e que são importantes em sua vida.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: