Topo

Saúde em "xeque": veja sons emitidos pelo corpo que podem indicar problemas

2.00 / 5 - 1
Comente

Quando algo não vai bem, o corpo humano, assim como a maioria das máquinas construídas pelo próprio homem, costuma de alguma forma conceder alguns pequenos indícios do problema.

Leia também:

Diante disso, até mesmo um soluço ou qualquer outro som emitido pelo corpo de maneira atípica, pode servir como um sinal de que o quadro de saúde deve ser averiguado. Portanto, na sequência apresentamos uma lista de sons que em determinadas circunstâncias podem exigir atenção. Veja!

Saúde em “xeque”: veja sons emitidos pelo corpo que podem indicar problemas

Ronco

ruidos-corpo-ronco

O barulho do ronco ocorre com a vibração do tecido mole da garganta enquanto o ar da respiração passa. Quando a pessoa está acima do peso ela apresenta uma quantidade maior do tecido mole, o que naturalmente agrava a situação do ronco.

Mesmo sendo essa uma situação comum, tanto homens quanto mulheres devem ficar atentos ao problema para observar indícios de algo fora do normal.

Quando o ronco dura a noite toda, por exemplo, o problema pode estar associado diretamente a problemas como obesidade, apneia do sono, refluxo gastresofágico, ou problemas respiratórios, o que contribui para doenças cardiovasculares.

Estalos nos tornozelo e joelhos

ruidos-corpo-estalo-joelho

Segundo especialistas, para explicar os riscos é preciso entender antes que determinadas articulações possuem membranas de proteção ao seu redor, e que quando forçadas, elas acabam estalando para voltar ao normal.

Esse problema embora pareça pequeno, pode indiciar algo muito maior e gerar consequências complexas a médio/longo prazo dependendo da situação em que os estalos são observados.

O problema deve ser melhor averiguado nos casos em que há dor, inchaço, rangido, ou até mesmo alguma raspagem na região. Nesses casos pode ser que a cartilagem articular esteja apresentando algum problema.

Em caso da observância desses sintomas, o paciente deve procurar imediatamente um profissional para que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível, já que a recuperação tende a ser lenta.

Zumbido no ouvido

ruidos-corpo-zumbido-ouvido

Os sons de zumbido, que começam e terminam de forma súbita, acontecem quando o cérebro interpreta sinais elétricos de forma errada, como se fosse vibração de som, transformando-o, portanto, em um zumbido.

A presença desse tipo de problema de maneira contínua, ou apenas em um dos ouvidos, contudo, pode ser sinal de infecção.

Ruído na barriga

ruidos-corpo-barulho-barriga

O sistema gastrointestinal faz uma series de contrações e movimentos a fim de expulsar os resíduos de alimento do corpo, algumas vezes essas contrações podem fazer alguns ruídos na barriga. Algo consideravelmente comum.

Apesar disso, se houver dor ou ruído diferente do comum, é bom procurar um médico, pois este pode ser um indício de infecção intestinal, hérnia interna ou obstrução do intestino.

Soluço

ruidos-corpo-soluco

O soluço pode ser comparado a uma câimbra do diafragma, que costuma acontecer após alguma refeição.

No caso de o problema persistir por horas, no entanto, ele pode estar de alguma forma relacionado a uma eventual irritação no esôfago, pelo que, uma consulta ao médico deve ser feita o quanto antes.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: