Topo

Lentes de contato: Mitos e verdades sobre o seu uso

Comente

As lentes de contato se tornaram soluções muito utilizadas nos dias de hoje pelas pessoas que possuem algum tipo de problema para enxergar. Afinal de contas, mesmo com toda a evolução dos materiais que são utilizados para fazer as estruturas dos óculos no dia a dia, eles ainda podem se tornar um tanto quanto incômodos em determinadas situações.

Nos dias de hoje, estes acessórios são feitos com uma grande quantidade de tecnologia que acompanha durante todo o processo de produção As descobertas mais recentes permitem que essas lentes sejam mais confortáveis para os usuários, uma vez que elas ficam durante uma grande quantidade de tempo diretamente em contato com os olhos do usuário. 

Além disso, as lentes de contato também podem ser utilizadas para fins estéticos ao invés de corretivos. Neste caso, as películas são criadas com certas substâncias e materiais que permitem com que os olhos dos usuários ganhem cores diferentes. E também existem as lentes que oferecem as duas possibilidades, ou seja, que corrigem a capacidade de visão e também colorem os olhos. 

Lentes de contato: Mitos e verdades sobre o seu uso

Confira alguns mitos e verdades sobre as lentes de contato:

Existem opções de lentes para todas as necessidades

Veja também:

Essa é uma verdade. Hoje em dia as pessoas que possuem problemas de visão encontram os mais variados tipos de lente de contato que corrigem diversas das doenças que acabam tirando a capacidade de leitura dos olhos. Existem diversos modelos, incluindo as rígidas e as maleáveis, além das descaráveis, que são mais baratas mas que possuem uma durabilidade menor. E como essa oferta é bastante ampla, é muito importante que as pessoas sigam as recomendações dos médicos. 

Lentes de contato são indicados para todas as pessoas

Essa é uma verdade parcial. Existem poucas condições físicas que podem acabar impedindo que uma determinada pessoa utilize lentes de contato no seu dia a dia. Mas existem sim determinadas situações que podem acabar exigindo que as pessoas optem por outras formas de correção da visão. Pessoas que tenham mobilidade reduzida, que não possuem as condições necessárias de higiene ou mesmo que não se adaptam a esses elementos devem recorrer a outras soluções, como os óculos. 

 Pessoas podem ficar cegas ao utilizar as lentes

Outra verdade. De uma forma geral, as lentes de contato são consideradas muito seguras, mas desde que seja utilizada da forma correta, seguindo todas as orientações fornecidas pelos médicos. Mesmo que casos de cegueira causados exclusivamente pelo uso de lentes sejam considerados raros, eles podem acontecer. Especialmente pela atuação do Acanthamoeba, que é um protozoário que pode estar presente em ambientes úmidos, como na pia do banheiro e na própria água. Se ele entrar em contato com a lente e posteriormente entrar em contato com os olhos, pode ser um tratamento muito complicado. 

Não existem diferenças entre as lentes cosméticas e as lentes corretivas

Este é um mito. Algumas lentes cosméticas, especialmente aquelas que são utilizadas por pessoas que desejam se vestir como determinados personagens da ficção ou ainda gravar filmes ou qualquer outro tipo de material são mais incomodas que as lentes corretivas. Antigamente este tipo de lente tinha que ser feito com um material muito mais grosso do que as lentes convencionais, especialmente em virtude da dificuldade de incluir as substâncias que fazem a mudança nos olhos. Hoje em dia estas lentes são feitas com mais tecnologias, com um material mais fino. Mesmo assim, elas ainda podem trazer um incomodo maior. 

Pessoas não podem utilizar as lentes por muitos anos consecutivos

Este é um outro mito. As lentes que são feitas nos dias de hoje podem ser utilizadas por anos consecutivos sem causar qualquer tipo de dano na estrutura ocular. É claro que as pessoas precisam sempre respeitar todos os procedimentos de higiene e também de manutenção das mesmas. Além disso, é fundamental também que as pessoas obedeçam aos prazos de validade de cada tipo de lente, com atenção maior para as do tipo descartável. 

Todo mundo que utiliza lentes de contato tem dor de cabeça

Mito. São muitos os casos de pacientes que reclamam de dores de cabeça quando as lentes são utilizadas por um longo período de tempo no mesmo dia. Mas, na grande maioria dos casos, essa dor acaba tendo um motivo diferente, mas relacionado a estrutura ocular. Por exemplo, quando as pessoas estão com as vistas cansadas, algo que pode acabar acontecendo especialmente em virtude de um aumento no grau do paciente, ele tende a sentir dores de cabeça. 

As lentes ressecam em ambientes com ar-condicionado

Verdade. Mesmo com as atuais inovações no processo de produção das lentes, a grande maioria ainda ressaca quando as pessoas estão muito tempo dentro de um ambiente com ar-condicionado. Neste caso, os usuários precisam utilizar colírios para manter as lentes úmidas por um maior período de tempo. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: