Topo

Os perigos do uso de lentes de contato

Comente

Existem inúmeras advertências de saúde que rotineiramente ignoramos, seja por pura preguiça ou porque realmente não acreditamos que nosso bem-estar está em risco.

Agora se você usa lentes de contato, há um conselho que realmente não deve ignorar. Nunca, nunca coloque as lentes de contato com as mãos molhadas, e faça o seu melhor para garantir que elas não entram em contato com a água da torneira. Como uma portadora de lentes de contato, seu oftalmologista irá alertá-la contra o uso de lentes durante a natação (a menos que você esteja usando óculos) ou no chuveiro, mas nunca realmente irá explicar os riscos.

Como a água corrente pode trazer riscos à sua visão

Mulher fica cega por causa de água no uso de lentes de contato

No entanto, uma mulher que aprendeu o caminho difícil está fazendo campanha para aumentar a conscientização dos perigos de misturar lentes de contato e água. Irenie Ekkeshis, 36, ficou cega em um olho após o desenvolvimento de Acanthamoeba Keratitis (AK), uma infecção rara e grave causada por um microorganismo comumente encontrado na água da torneira, água do mar e piscinas invadindo as córneas.

Veja também:

Quando ela contraiu a infecção em 2011, o olho de Ekkeshis começou a correr com lágrimas e tornou-se altamente sensível à luz. "Eu pensei que eu tinha apenas uma pequena infecção, mas naquela noite eu não conseguia suportar ir na minha cozinha porque eu achei as luzes fluorescentes muito brilhantes. Foi doloroso."

Ela visitou um hospital, onde os médicos levaram células da superfície do globo ocular em um procedimento doloroso para descobrir o que estava errado. Os resultados mostraram que ela tinha Queratite de Acanthamoeba. AK afeta cerca de 125 pessoas no Reino Unido a cada ano, a grande maioria dos quais são usuários de lentes de contato, informou a BBC News.

não secar as mãos pode deixar você cega ao usar lentes

Foi quando ela aprendeu o que pode ter desencadeado a infecção. Embora ela não tivesse usado suas lentes no chuveiro ou durante a natação, Ekkeshis disse que "aprendeu que mesmo lavar as mãos e não secá-las adequadamente antes de lidar com lentes pode causar isso".

Até esse ponto, Ekkeshis tinha perdido a visão em seu olho direito, mas foi dito que a infecção poderia ser curada dentro das semanas porque foi cuidado cedo. "Era como olhar através de um espelho de banheiro nebuloso. Eu podia ver cores e formas, mas não muito mais ", disse ela.

Entretanto, seu olho não respondeu ao tratamento e por conta da dor, teve que parar seu trabalho.

Em 2013 ela fez uma transplante, porém a infecção passou para o olho transplantado e em 2014 fez um novo transplante que, infelizmente, também não ocorreu bem, devido à uma inflamação causada pela ceratite amebiana seria a causa do problema e que sua visão provavelmente não seria recuperada.

Dois transplantes de córnea ao longo dos anos foram infrutíferos e Ekkeshis iniciou uma campanha de uma maior conscientização em torno da situação.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: