Topo

Esclareça algumas das dúvidas mais comuns sobre a doação de sangue e adote essa ideia

Dicas de saúde, bem estar e alimentação saudável, aqui no Click Grátis! Esclareça algumas das dúvidas mais comuns sobre a doação de sangue e adote essa ideia
Publicidade
Comente

No mês de junho os profissionais da saúde fazem uma mobilização para a conscientização da população sobre a importância da doação de sangue, o que acaba servindo de motivação para que mais pessoas procurem hospitais e hemocentros a fim de se tornarem doadoras.

Esse tipo de campanha é importante principalmente porque nos períodos mais frios do ano, o estoque de bolsas de sangue acaba diminuindo, principalmente porque nesses meses ocorrem mais casos de viroses e infecções, o que por consequência impossibilita muita gente de fazer a doação durante certo período.

E aproveitando que o último dia 14 (de junho) foi o Dia Mundial do Doador de Sangue, decidimos esclarecer a seguir algumas das dúvidas mais comuns sobre o assunto para que você possa tomar uma decisão consciente e vir a fazer parte do time de pessoas que salvam vidas através da doação do sangue.

Veja esclarecimentos sobre a doação de sangue

saiba-tudo-sobre-doacao-de-sangue

Quem pode doar sangue?

Publicidade

De acordo com as informações, pessoas com idade entre 18 e 67 anos de idade podem doar desde que tenham o peso superior a 50 quilos. Vale ressaltar que jovens de 16 ou 17 anos também podem ser doadores, mas pra isso é necessária a autorização dos pais ou responsáveis.

Leia também:

Quanto tempo demora?

Publicidade

O processo de coleta em si é bem ágil. Geralmente o tempo empregado fica em torno de 8 a 12 minutos. Antes de iniciar o procedimento o doador passa por uma triagem e deve fornecer aos funcionários alguns dados sobre sua saúde.

O procedimento oferece algum risco?

Não há riscos na doação de sangue. O processo é totalmente seguro e os materiais usados tais como agulhas e cateteres são descartáveis, o que ajuda evitar qualquer risco de contaminação.

Quanto sangue é retirado para a doação?

O total de sangue retirado é de 450 mililitros. O mais interessante é que essa quantidade pode servir para salvar a vida de até quatro pessoas.

Esse sangue fará falta no meu corpo?

Por incrível que pareça, o sangue tirado não fará falta. Isso porque o corpo possui cerca de cinco litros de sangue circulando pelos vasos e o organismo se encarrega da reposição do que foi retirado em até 72 horas.

Onde é feita a doação de sangue?

A doação pode ser realizada nos principais hemocentros e hospitais próximos à sua casa mesmo. Para mais informações sobre o assunto, basta acessar o site do Ministério de Saúde ou da Secretaria de Saúde, seja no âmbito estadual ou municipal.

Existem algumas doenças que impedem a doação?

Determinados problemas de saúde podem sim impedir a doação. Doenças infecciosas como a gripe, e inflamatórias do tipo que ataca o intestino, tendem a impossibilitar a doação por determinado período. Em caso de dúvida converse com um profissional da saúde para saber se está tudo bem.

Que documento é preciso para fazer a doação?

Para se candidatar à doação é preciso apenas um documento original com foto.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: