Topo

As propriedades do óleo de cozinha fazem bem mas variam de um tipo pra outro - veja opções

5.00 / 5 - 2
Comente

Ao contrario do que por vezes ouvimos por aí, o corpo necessita sim de gordura, mas é claro, aquelas conhecidas como gorduras do bem, que são em sua maioria de origem vegetal e podem ser encontradas em determinados tipos de óleos de cozinha.

A gordura do bem auxilia no transporte de vitaminas pelo organismo, além de ser fonte de energia e ajudar no bom funcionamento do intestino.

Vale ressaltar, contudo, que independente do tipo de óleo, quando exposto a altas temperaturas a tendência é que ele perca seus principais valores nutricionais e acabe liberando toxinas nocivas. Quanto maior o tempo de aquecimento maior o perigo.

Para que os risco nesse sentido sejam amenizados a Anvisa recomenda que todo óleo seja aquecido a no máximo 180°C.

E agora seguindo com as informações relacionadas às gorduras e propriedades dos diferentes tipos de óleo, apresentamos a seguir alguns detalhes sobre os principais tipos de óleo de cozinha existentes. Veja!

As propriedades do óleo de cozinha variam de um tipo pra outro – veja opções

oleo-de-cozinha-faz-bem

Conheça os diferente tipos de óleos

Óleo de algodão

O produto é livre de gordura trans e rico em vitamina do tipo E, possuindo ainda boa quantidade de ômegas 3 e 6. Ele é capaz de auxiliar no combate aos radicais livres, prevenindo até mesmo o envelhecimento precoce.

O detalhe é que ele é uma das exceções no que diz respeito ao aquecimento. Diferente dos outros ele não perde suas propriedades quando exposto às altas temperaturas.

Óleo de coco

Estudos apontam que o óleo de coco auxilia na diminuição do colesterol ruim e no aumento do colesterol bom, ajudando a aumentar também a sensação de saciedade. Não obstante, o produto também costuma ser indicado a pessoas que possuem diabetes tipo 2, o que se deve naturalmente às suas ricas propriedades.

Óleo de milho

O óleo de milho possui boas doses de gordura poli-insaturada, que por sua vez, é uma das responsáveis pela redução do colesterol ruim, ao passo que ainda ajuda a prevenir doenças cardíacas.

O produto ainda possui boa quantidade de vitamina A, sendo, portanto, excelente para o sistema imunológico. Não obstante, ele ainda é antioxidante e evita o envelhecimento precoce.

Leia também:

Óleo de amendoim

O óleo de amendoim possui ômega-9 e a capacidade de provocar a redução do o colesterol, ao passo que previne também das doenças cardíacas.

Óleo de gergelim

O óleo de gergelim é rico em propriedades nutricionais por possuir uma alta taxa de ácidos graxos. Além disso, ele auxilia na diminuição do colesterol ruim e previne doenças cardiovasculares.

Óleo de soja

O óleo de soja, embora seja frequentemente apontado como pouco saudável, possui ômega-6, que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, sendo assim indispensável à dieta de uma gestante, por exemplo.

Além disso, as propriedades presentes no mesmo são capazes de ajudar a prevenir o Mal de Alzheimer e a demência na velhice.

Azeite de oliva

O azeite de oliva possui vitamina E, polifenóis e betacaroteno, que são substâncias com efeito antioxidante. Além disso, possui propriedades apontadas como possíveis preventivos do câncer e doenças do coração.

Óleo de girassol

O óleo de girassol é rico em várias vitaminas, dentre as quais a A, a D, a E e as do complexo B. Não obstante, ele também é rico em ácidos graxos insaturados, além de mineiras que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, podendo ainda diminuir o colesterol ruim.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: