Topo

Dor nas Costas (coluna vertebral ou muscular): As principais causas e como prevenir

Comente

Possivelmente a maioria das pessoas já ouviram falar que o maior bem que alguém pode ter na vida é a saúde, e isso certamente não é exagero algum. Os cuidados devem começar muito cedo, de preferência ainda na fase da infância sob a supervisão dos pais, e estender-se até os últimos dias de vida, visto que, somente observando de maneira constante esses cuidados, é que será possível prolongar os dias e viver de uma forma saudável.

Para cuidar da saúde da maneira adequada, embora seja importante observar os pequenos detalhes, a dica é começar entendendo os problemas mais comuns, bem como as maneiras existentes para se diagnosticar e até mesmo tratar suas causas. Sabendo disso, nesse artigo falaremos sobre a dor nas costas, que é um problema que já assola cerca de 80% dos indivíduos ao longo da vida.

Dor nas Costas (coluna vertebral ou muscular): As principais causas e como prevenir

dores-nas-costas

O problema de dor nas costas, é um problema enfrentando por muitas pessoas em diferentes estágios e regiões da coluna, portanto, para facilitar o entendimento, dividimos as causas em três.

As causas da dor nas costas nas diferentes regiões da coluna

Dor na coluna cervical

A coluna cervical é a que se estende do pescoço até as costas propriamente dita, a principal causa de dores nessa região é a postura incorreta, outra causa muito comum é também o sedentarismo.

Coluna Toráxica 

A coluna toráxica é a que se estende das costas até a lombar, a principal causa de dores nessa região é a escassez de exercícios que possam fortalecer os músculos responsáveis pela sustentação da coluna. A região é responsável pelo menor percentual de queixas em se tratando de dores nas costas, na maioria das vezes as queixas de dores nessa região são apenas musculares.

Coluna lombar

A lombar é a campeã em queixas, e as causas de dores na região geralmente estão associadas à mecânica e à postura do corpo, especialmente quando se faz posições repetitivas e não compensatórias.

Como identificar o tipo de dor nas costas a partir do diagnóstico médico

Geralmente o diagnóstico médico vem acompanhado de nomes técnicos para o problema o que de certa forma leva o paciente a ter determinadas dúvidas em relação à região que de fato se concentra o problema, portanto, na sequência você saberá identificar onde se concentra o problema em dois dos tipos de dor nas costas.

Lordose e Escoliose

Quando o diagnóstico apontar para uma lordose, ou escoliose, não há motivo para grandes preocupações, pois, apesar do nome técnico, não trata-se de uma doença, mas sim de uma curvatura anormal na coluna, que pode ser na lombar ou na toráxica.

Leia também:

Identificando um tipo de dor antes do diagnóstico médico

Existem situações em que se deseja ter uma noção do tipo de dor sentida, antes mesmo de uma consulta médica, na sequência você poderá ver duas situações em que essa identificação pode ocorrer de maneira simples, o que também não dispensa a necessidade de uma avaliação profissional.

Dores na coluna cervical

Quando a dor nas costas se estende para os braços, pescoço e mãos, a tendência é que o tipo de dor sentida tenha origem na coluna cervical, desse modo, cuidados preliminares como o de evitar posturas incorretas são importantes, mas em todo caso deve-se passar por uma avaliação médica.

Dores na coluna lombar

Quando a dor nas costas se estende para pernas, quadril e pés, a tendência é que o tipo de dor tenha como origem a coluna lombar, pelo que, corrigir a postura antes mesmo de visitar o médico pode amenizar o problema, vale ressaltar porém, que essa avaliação e medida não dispensa a necessidade de consulta médica.

Quando exatamente se deve procurar ajuda médica em decorrência da dor nas costas?

Geralmente, o paciente deve procurar auxílio médico quando:

  • Houver persistência da dor por longos períodos;
  • A dor tirar ou reduzir a capacidade do corpo;
  • Houver fraqueza nas pernas;
  • Houver perda de sensibilidade;
  • Houver dores noturnas, mesmo quando o corpo estiver relaxado; e ainda
  • Houver qualquer tipo de anormalidade na região das costas

Como evitar as dores nas costas

Evitar dores nas costas sabidamente não é uma tarefa das mais fáceis para muitos, é preciso que haja empenho e determinação, algumas dicas são:

  • Realizar exercícios físicos diários por pelo menos trinta minutos, isso ajudará a dissipar as dores decorrentes do sedentarismo.
  • Programar-se para dar uma pausa no trabalho a cada quinze minutos para levantar e caminhar (dica especialmente orientada a quem trabalha sentado).
  • Manter a postura correta do corpo no dia a dia.
  • Manter-se sempre em dia com o peso do corpo e não fumar.

Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: