Topo

Para comer com os olhos! Dicas para criar pratos bonitos de se ver

Comente

Dizem os especialistas na boa cozinha que nós começamos a comer a partir do momento que colocamos nossos olhos no prato que está diante de nós. Isso porque não estamos mais nos tempos das cavernas onde as pessoas comiam apenas para sobreviver. Hoje em dia, nossas refeições também acabam sendo de fundamental importância no dia a dia para termos mais prazer.

E quando falamos no prazer em comer não estamos nos referindo apenas em comer coisas gorduras ou que possam fazer mal a saúde das pessoas. De uma forma geral, qualquer tipo de alimento pode dar prazer na hora da refeição, basta que ele esteja acompanhado de alguns outros elementos importantes, e um deles, sem dúvid, é a apresentação.

Segundo especialistas, a boa comida sempre será aquela capaz de criar combinações sensoriais incríveis. Muitas pessoas acabam se focando apenas no sabor, mas esta é apenas uma das sensibilidades que acabamos colocando em prática quando comemos. Existem outros, como o olfato e a visão. O ideal é quando o prato consegue ter uma combinação que agrade os olhos, ao mesmo tempo que também combine uma série de texturas e aromas diferentes mas que combinem entre sí.

Mas vamos nos focar na apresentação do seu prato. Confira algumas dicas para melhorar o visual da sua comida.

dicas-para-criar-pratos-bonitos

Não deixe de conferir também outras dicas de cozinha.

Usando e abusando das cores

A primeira dica é trabalhar bastante com as cores do seu prato. Quanto mais colorido melhor aos olhos e também para o organismo, porque isso significa que as pessoas estão ingerindo uma boa quantidade de diferentes nutrientes. Alguns tons acabam sendo mais recomendados, como os verdes, os laranjas e também os amarelos.

Diferentes texturas

Quando os alimentos acabam tendo a mesma textura pode não ter muita variedade de cores, especialmente nos tons. A dica que deve ser seguida neste caso é dar especial atenção para estas diferentes texturas que também poderão ser acrescentadas ao prato. Por exemplo, quando a pessoa está preparando uma salada, ela pode ser apenas uma simples salada quando as pessoas colocam apenas folhas, mas pode ficar ainda mais agradável quando as pessoas acabam misturando outros elementos, como frutas, sementes e queijos.

Decore o prato

A disposição da comida e o prato também vai fazer toda a diferença no resultado final. O ideal é que quem preparou o prato também sirva os seus convidados, para que ela possa transmitir a mensagem que deseja. Caso contrário, as pessoas vão acabar se servindo como elas quiserem e esta magia pode estar perdida.

Uma dica importante é cuidar para que o prato esteja organizado. Nada de exagerar nas porções, coloque as comidas separadas uma das outras e utilize sua criatividade para decorar os espaços em branco que ficam no prato. Uma dica simples e colocar temperinhos que combinem com a comida neste espaço ou então colocar um molho colorido ou azeites.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: