Topo

8 mitos sobre saúde e alimentação que muita gente ainda aceita como verdade

Comente

São tantas informações soltas na internet a respeito da saúde e alimentação, que fica até difícil saber quais são verdadeiras ou falsas. E essa incerteza de fato é justificada. Muitas informações encaradas como verdadeiras ainda hoje, já foram desmentidas por especialistas ao longo dos anos e muita gente nem sabe. A seguir você confere uma lista que exemplifica bem isso.

Mitos mais comuns sobre a saúde e alimentação

Água em jejum emagrece

Água em jejum emagrece

Ingerir água em jejum é algo aconselhado por especialistas por se tratar de algo benéfico para a saúde, por isso, o hábito deveria ser adotado por todos. Mas diferente do que algumas pessoas ouvem por aí, essa atitude não leva à perda de peso. Na prática, tomar água em jejum apenas ajuda a hidratar e limpar a mucosa do aparelho digestivo, deixando-o pronto para primeira alimentação.

Ver TV de pertinho faz mal às vistas

Ver TV de pertinho faz mal às vistas

De acordo com muitos oftalmologistas, ficar muito perto da TV na hora de assistir, não compromete em nada a saúde ocular. Esse mito deve ter surgido porque grande parte dos adultos perdem a visão ao longo da vida, mas é algo que faz parte do processo natural de envelhecimento. Crianças amam ver televisão de perto, e diferente do que dizem algumas pessoas, isso não prejudica a visão.

O estômago diminui quando a pessoa passa comer menos

O estômago diminui quando a pessoa passa comer menos

O estômago é um órgão muscular, ou seja, ele não pode reduzir o seu tamanho só porque está recebendo uma demanda menor de alimentos. Apesar disso, o oposto é verdadeiro: quando uma pessoa passa a consumir uma quantidade maior de alimento, o estômago vai se expandindo para se adaptar à nova demanda.

Leia também:

O consumo de carboidratos à noite faz engordar

O consumo de carboidratos à noite faz engordar

Não é o carboidrato que faz uma pessoa engordar e muito menos o horário em que ele é consumido. A verdade é que o que pode levar ao aumento de peso é o consumo exagerado e a má alimentação, o que significa que o segredo para uma vida saudável é consumir alimentos com moderação.

Agora, para quem consome carboidrato à noite, a dica é evitar produtos do tipo refinado, pois estes aumentam o índice glicêmico, que por sua vez pode ser armazenado em forma de gordura. O melhor nesses casos é consumir o carboidrato de alimentos integrais.

Boné faz cair o cabelo

Boné faz cair o cabelo

Na visão de muitos dermatologistas, as pessoas confundem a quebra do fio de cabelo com a queda. Ao usar boné diariamente, uma pessoa está pode estar quebrando de maneira indireta os próprios fios de cabelo, principalmente nas bordas do boné. Por isso mesmo, quem tem o cabelo comprido pode perceber certa diminuição no volume das madeixas. Isso não quer dizer que o cabelo esteja caindo.

Alimentos integrais não engordam

Alimentos integrais não engordam

Todos os alimentos trazem consigo uma quantidade de calorias, por isso, mesmo alimentos naturais e saudáveis podem causar ganho de peso. Dito isso, o consumo exagerado de alimentos integrais também pode resultar em aumento da gordura corporal.

Tomar leite depois de comer manga faz mal

Tomar leite depois de comer manga faz mal

Esse é um dos mitos mais antigos, que provavelmente surgiu ainda na época do Brasil Império para impedir que os escravos consumissem os dois alimentos. De acordo com nutricionistas, não existe nenhum risco em misturar a fruta com leite.

Ler a noite ou com luz fraca prejudica a visão

Ler a noite ou com luz fraca prejudica a visão

Especialistas garantem que não faz mal algum aos olhos ler em um local que tenha pouca luz. Na verdade a pessoa pode até experimentar certa dificuldade na hora de enxergar, mas isso não significa que a visão esteja sendo prejudicada. De modo geral, há um consenso de que o hábito da leitura pode ir se tornando mais difícil com o avançar da idade, mas trata-se de algo natural devido ao envelhecimento.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: