Topo

Dicas de higiene: 7 cuidados importantes para lavar as mãos corretamente

Comente

Lavar as mãos é um hábito aparentemente simples, mas que pode trazer muitos benefícios à sua vida quando a higiene é realizada de forma satisfatória. Da mesma forma, é importante esclarecer que, quando não lavada de forma correta, a mão pode até colocar a saúde em risco, dando origem a problemas como diarreia e até furúnculos.

Na prática isso pode ser evitado porque, lavar as mãos de forma correta te livra de vários tipos de bactérias, até mesmo aquelas que surgem durante contato com uma pessoa doente. Esclarecida a importância de uma boa higienização das mãos, portanto, apresentamos a seguir algumas dicas para quem tem dúvidas sobre a maneira correta de higienizar as suas mãos. Veja!

Coisas que você precisa saber sobre lavar as mãos

Coisas que você precisa saber sobre lavar as mãos

Hora ideal para lavar as mãos

Existem três situações em que você jamais deve abrir mão de lavar suas mãos: após ir ao banheiro, antes e após a alimentação, e após assoar o nariz. Dessa forma seu corpo ficará livre de coliformes fecais, que podem afetar sua saúde causando diarreia, ficando longe também dos microrganismos que saem com a limpeza do nariz.

Já lavar as mãos antes das refeições, é importante para se livrar das bactérias, evitando que vão parar na boca. Lavar as mãos após a refeição evita que os germes façam sua pele de casa.

Sabonete líquido

O sabonete em barra, quando forma rachaduras, pode servir como casa de muitas bactérias. A água acumulada na saboneteira, junto com os restos de sabão que se dissolvem também é um lugar propício à proliferação dos microrganismos. Por essa razão é melhor usar a versão líquida, a não ser que o sabonete esteja em casa e seja usado apenas por você.

Dispense a toalha de pano

Lavar as mãos e enxugá-las em uma toalha de tecido que já foi usada várias vezes por pessoas diferentes, pode ser considerado pior do que não lavar as mãos. Isso porque o tecido úmido fica em um local sem exposição solar, servindo como ambiente ideal para microrganismos. Procure ter uma toalha apenas para você ou use toalhas de papel para secar as mãos.

Quanto mais espuma melhor

Se sua intenção não é a hidratação e outros benefícios, além da limpeza procure usar qualquer sabonete que faça muita espuma. De acordo com a médica da SBI, a espuma é resultado da ação de esfregar as palmas, o dorso e a região entre os dedos. Com a espuma, o sabão elimina a oleosidade superficial da pele, onde ficam acumuladas as bactérias.

Leia também:

Raspe embaixo das unhas

Ao lavar as mãos não se esqueça da parte de baixo das unhas, essa região concentra bactérias especiais e nocivas. O maior problema está na quantidade de microrganismos que habitam esses cantinhos, tendo aí uma número maior em relação à quantidade de microrganismo sob a pele.

Gel de limpeza

Assim como a água e o sabão fazem a limpeza, o álcool gel também pode deixar suas mãos limpas. Nesse caso, você nem precisar secar, pois o álcool evapora. O lado ruim é que depois de usar duas ou três vezes o álcool em gel, as mãos começam a ficar pegajosas, por isso ele só deve ser usado em caso de emergência.

Enxágue bem

Por melhor que seja o sabonete escolhido, seu papel é apenas retirar a camada superficial de oleosidade onde ficam algumas bactérias. Deixar um pouco de sabão na pele só irá causar ressecamento e não trará benefícios. Por essa razão é importante enxaguar bem as mãos depois de lavá-las.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: