Topo

Dicas ajudam a acabar com a moleza causada pelo calor - confira

Comente

O verão está em alta e muita gente está aproveitando praia e piscina. Mas quem não está com tempo para se refrescar dessa forma acaba sofrendo com falta de disposição para outras coisas, sentindo por vezes até uma moleza no corpo devido o calor.

Saiba que isso pode ser sintoma de desidratação e a insolação pode também inluenciar sintomas como indisposição e mal-estar. Para evitar problemas de saúde nesse verão, portanto, veja a seguir algumas dicas de como se refrescar.

Saiba como amenizar a moleza causada pelos dias quentes

Refrescar a nuca

Quando estiver sentindo moleza no corpo, uma dica é molhar a nuca, pois assim a sensação de moleza pode diminuir. Ao molhar a nuca ela resfria e acelera o processo de perda de calor, uma vez que a temperatura do corpo é transferida rapidamente para o ambiente.

Dormir depois do almoço

Sentir sono após a refeição é uma forma de seu corpo poupar energia. Essa mesma reação pode acontecer a qualquer momento em um dia de muito calor. Tirar um breve cochilo faz bem à saúde, amenizando a sensação de mal-estar e moleza no corpo.

Leia também:

Fazer um escalda-pés gelado

Em dias muito quentes, fazer um escalda-pés em casa pode ser útil, só que em vez de usar água quente, é melhor usar gelada. Outra opção é molhar a roupa, dessa forma o corpo entende que é necessário perder calor com rapidez.

De acordo com especialista, quanto mais se mantem o corpo próximo à baixa temperatura, mais mecanismos compensatórios ele cria para perder temperatura. Essa atitude também impede que o corpo perca líquido de forma excessiva pela transpiração e suor.

Ar-condicionado ou ventilador?

Estar em um ambiente com ar-condicionado ajudar na perda de calor do corpo para o ambiente. Segundo especialista, o ventilador também pode ajudar a refrescar e ainda é uma opção mais saudável, uma vez que o ar-condicionado pode irritar o nariz e provocar crises alérgicas.

Use roupas com tecidos leves e com cores claras

Um ótima forma de manter o corpo mais fresco é usar roupas com tecidos mais leves e com cores claras, evitando o uso de tecidos pesados e cores muito escuras. A dica é escolher peças que tenham uma melhor ventilação e deixam o corpo respirar, como por exemplo, peças de algodão claras. De acordo com especialistas, tecidos de cores claras absorvem menos calor.

Trocar as lâmpadas

Outra forma de diminuir a temperatura do ambiente é manter desligados os aparelhos eletrônicos que não estão em uso e também substituir as lâmpadas incandescentes por fluorescentes.

Essas atitudes além de ajudarem a controlar a temperatura, ainda ajudam a diminuir a conta no fim do mês. Lâmpadas incandescente e aparelhos eletrônicos aumentam a temperatura do ambiente, o que pode gerar moleza e mal-estar.

Apostar no blecaute

As cortinas com blecaute deixam o ambiente bem escuro e não deixam a luz solar passar, sendo ótimas opções para os dias muito quentes. Isso acontece porque o blecaute reflete a luz e o calor absorvido fica entre o tecido da cortina e o vidro, diminuindo o calor no ambiente.

Dessa forma os ambientes que possuem esse tipo de cortina levam mais tempo para ficarem quentes e abafados.

Ficar longe do sol

A melhor forma de não sentir moleza é manter distância da exposição solar. Evite principalmente a exposição solar entre as 10 e 16 horas, evitando também a prática de atividades físicas intensas durante o dia em locais abertos.

Também não se esqueça de manter o corpo hidratado com ingestão de muito líquido, comendo vegetais e frutas. E diminua o consumo de alimentos de gordura animal, que levam mais tempo para serem digeridos e prejudicam a disposição.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: