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7 coisas importantes para quem pretende correr na cidade

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Muitas pessoas não curtem a ideia de praticar exercícios físicos dentro de uma academia, razão pela qual optam por atividades ao ar livre. A lista de opções inclui, por exemplo, a corrida, que além de ajudar na perda de peso e alívio de estresse ainda é de graça e faz bem ao corpo e ao bem-estar.

Apesar disso, no entanto, para quem pretende praticar corrida nas cidades existem alguns obstáculos que devem ser considerados e eventualmente contornados. A seguir você confere alguns exemplos.

Obstáculos para ficar atento se deseja correr na cidade

De olho na previsão do tempo

Quem corre ao ar livre deve ficar sempre de olho no tempo seco, que se dá quando a poluição fica mais concentrada no horizonte. Uma ótima dica para quem vai correr na cidade é evitar os picos de rush, pois é nessa hora que o trânsito e os gases tóxicos são mais perigosos.

Saiba também que o monóxido de carbono que sai dos automóveis prejudica o rendimento do treino ao congestionar o sistema respiratório.

Invista na hidratação

De acordo com especialista, em um treino que dura uma hora o atleta deve consumir entre 400 e 800 mililitros de água, pois seu corpo exige de 100 a 200 mililitros a cada 15 minutos de corrida.

Evite, porém praticar o exercício carregando uma garrafinha nas mãos, pois ela pode prejudicar a postura e o movimento dos braços durante o treino. Hoje em dia é possível encontrar garrafas próprias para corredores, que podem ser presas em uma espécie de cinto.

Outra opção é fazer paradas para beber água, mas sem exagero para não passar mal correndo com o estômago cheio de água.

Cuidado onde pisa

Com o treino sendo realizado na cidade o atleta deve tomar cuidado com pisa, pois buracos e falta de calçamento pode gerar lesões ou fazer com que pise em falso. Procure sempre olhar para o chão com a distância de dois metros à frente, evitando tropeçar ou esbarrar em pessoas.

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Confira sua rota

Antes de iniciar a corrida, procure percorrer o trajeto com uma caminhada, dessa forma saberá ao certo a distância, como está o calçamento e poderá ainda ficar atento aos sinais de trânsito que estão faltando ou estão quebrados. Se quiser correr à noite, procure fazer o trajeto caminhando no mesmo período para saber como é a iluminação e policiamento do local.

Cuidado com o trânsito

O trânsito pode ser um verdadeiro empecilho para um corredor, pois correr na cidade se desviando de pessoas pode ser mais cansativo. Essa, contudo, é a opção mais segura. Quando for montar sua rota, não se esqueça de considerar os semáforos, escolhendo uma rota que tenha menos interrupções no treino.

Se for correr na rua, procure correr no sentido oposto do tráfego, pois fica mais atento ao movimento dos veículos, o que ajuda a prevenir eventuais acidentes. Vale ressaltar que se for treinar em grupo, corra sempre em fila e não um ao lado do outro ocupando toda pista.

Não se distraia

Caso faça seu treino em grupo, também procure não ficar conversando para não se distrair, uma vez que ficar prestando atenção no trânsito, pedestre e sinais de trânsito já exige muita de sua atenção. Outra dica é evitar ouvir música, principalmente em volume alto.

Escolha a roupa certa

Da mesmo forma que os ciclistas, os corredores que vão treinar na cidade devem escolher uma roupa especial com cores vivas que sejam bem visíveis para os motoristas, isso irá diminuir as chances de acidente.

Os especialistas indicam correr no começo da manhã ou de noite, pois nesses momentos a iluminação é mais baixa e os trajes ajudam a deixar o atleta mais visível, especialmente ao usar camisas dry fit e shorts curtos.




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