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Corrida: confira os benefícios e dicas para iniciar a prática do esporte

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A corrida é um esporte que ganha cada vez mais adeptos. E são vários os motivos que fazem com que uma pessoa escolha começar a correr. Os benefícios para a saúde são diversos e conhecidos das pessoas de uma forma geral, como a velocidade na perda de peso, o aumento na capacidade cardiovascular e respiratória, dentre outros.

Além disso, a corrida é considerada como um dos esportes mais inclusivos. Afinal de contas, tudo o que as pessoas precisam ter é um calçado adequado e um espaço para que a prática possa ser feita. Mas nem por isso a corrida não necessita de cuidados, especialmente para aqueles que estão começando no esporte. 

Principais benefícios da corrida

Corrida: confira os benefícios e dicas para iniciar a prática do esporte

Correr ajuda as pessoas a prevenir algumas das principais doenças cardiovasculares que existem. Isso acontece basicamente porque correr é considerado um esporte que possui um impacto no corpo bastante intenso. Dessa forma, o coração é obrigado a bater mais rápido, o que melhor o seu funcionamento e faz com que o sangue circule de uma forma mais eficiente pelo corpo. 

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Correr também pode ser interessante para fortalecer os ossos. A corrida regular e sem exageros auxilia no processo de aumento da densidade óssea, o que pode ser interessante especialmente para as pessoas que possuem problemas como a osteoporose. 

Até mesmo na saúde mental a corrida acaba tendo um impacto positivo muito interessante e significativo. Ela ajuda na redução do stress, por exemplo, já que possui a capacidade de produzir neurotransmissores que regulam os níveis de estresse do corpo, a atividade física melhora a capacidade do nosso corpo em lidar com os efeitos nocivos do excesso de estresse.

A corrida também ajuda na redução de sintomas de depressão e promove um alívio na ansiedade. Também em virtude da produção de neurotransmissores que regulam os níveis de estresse, promovendo a produção de endorfina e dopamina. 

Como começar a correr

Claro que, como se trata de uma atividade de grande impacto, as pessoas precisam tomar alguns cuidados antes de iniciar. Caso estes tomados não sejam tomados, as pessoas podem ter problemas sérios que podem até mesmo impedir com que elas continuem correndo, como lesões 

Faça uma avaliação médica

Muitas pessoas cometem o erro de sair do total estado de inércia para a corrida de uma hora para a outra. Antes de iniciar este tipo de prática, é muito importante que as pessoas procurem um médico para fazer uma avaliação sobre como anda o seu estado de saúde. Os exames devem principalmente comprovar que as pessoas não possuem problemas cardíacos ou respiratórios para iniciar a corrida. 

Comece aos poucos

Além disso, a corrida deve ser iniciada aos poucos. Muito pouco provável uma pessoa que não tenha treinamento adequado ou histórico de prática de atividades cardiovasculares vai conseguir correr 5 km log de cara. Uma dica interessante é começar fazendo o que é conhecido como treino intervalado, que é quando as pessoas intercalam intervalos de tempo de caminhada com o de corrida. 

Alcance e mantenha uma velocidade confortável

Para começar, é importante que as pessoas não fiquem muito preocupadas com a velocidade da corrida como um todo. É importante que os iniciantes conheçam o seu corpo e os seus limites, atingindo o que pode ser conhecido como “velocidade de cruzeiro”. Essa é a velocidade na qual as pessoas conseguem fazer um determinado treino intervalado sem precisar parar para descansar. Para tentar manter a constância, é preferível reduzir a velocidade para conseguir terminar o treino. 

Invista no fortalecimento muscular

Além de fazer a corrida em sí, que já é considerado como um excelente exercício físico, pode ser importante combinar com outros tipos de atividades, que, inclusive, poderá ajudar a conseguir um desempenho melhor na corrida em sí. Os exercícios de fortalecimento muscular para as pernas, por exemplo, são muito interessantes pois ajudam as pessoas a manter uma rotina e aumentar o seu desempenho nas sessões. Neste caso, é fundamental que as pessoas tenham orientação profissional, para saber que tipos de atividades são as mais recomendadas de acordo com o objetivo de quem está praticando. 

Tenha uma esteira

A esteira elétrica pode se tornar uma grande aliada, mesmo para aquelas pessoas que preferem correr ao ar livre. Primeiramente, a esteira poderá ajudar a manter o controle do ritmo, o que ajuda a alcançar os primeiros objetivos e também para que as pessoas conheçam os limites do seu corpo.

Além disso, a esteira também ajuda as pessoas que desejam manter a constância, para aquelas semanas que chove diversos dias seguidos, por exemplo. 

Não corra todos os dias

Na fase inicial, o corpo precisa se adaptar aos movimentos. O ideal é que as pessoas comecem apenas correndo duas vezes por semana. Já, na medida que as pessoa evoluem em termos de condicionamento, a corrida pode ser passada para três vezes por semana, em intervalos intercalados. 


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