Topo

Os benefícios da caminhada para a saúde

Comente

É possível que muitas pessoas ao redor do Brasil ou até mesmo do mundo, tenham dúvidas sobre a possibilidade de cravar, com exatidão, que um determinado tipo de exercício físico comporta a melhor relação custo x benefício, levando em consideração que a parte dos custos é relativa às despesas financeiras decorrente de aquisições de equipamentos para sua execução, enquanto que os benefícios dizem respeito àqueles observados ao longo do tempo na melhora da saúde do corpo.

Pois bem, a resposta a essa dúvida é não, até o momento não se tem conhecimento de nenhum método perfeitamente reconhecido para dizer qual é o exercício físico que possui melhor relação custo x benefício seguindo essa linha de raciocínio apresentada. Entretanto, se tal método vier a existir ou a ser comprovado, muito provavelmente a caminhada ocupará alguma das posições de destaques no ranking, dados os benefícios e custo praticamente nulo para a o exercício de tal atividade física, por isso, traremos nesse artigo uma lista dos dez principais benefícios da caminhada.

Veja os benefícios da caminhada para a saúde

beneficios-da-caminhadas-para-saude

Melhora a circulação sanguínea

Com base nos dados de um estudo realizado pela USP é possível afirmar que uma caminhada com tempo aproximado de quarenta minutos pode beneficiar o corpo pelas demais vinte e quatro horas precedentes ao exercício reduzindo a pressão arterial por esse período de tempo, feito decorrente justamente pelo aumento do fluxo sanguíneo durante a atividade física, que aliás, também é responsável pela melhora significativa do sistema cardíaco uma vez que aumenta a oxigenação do coração.

Melhora a eficiência do pulmão

Além de fazer bem ao sistema cardíaco, o fato de o fluxo sanguíneo ser maior durante a caminhada permite também melhora às veias e artérias que transportam o sangue e oxigênio para regiões fundamentais do corpo, fazendo bem ainda também, ao pulmão ajudando a eliminar impurezas como catarros, poeiras, prevenindo por consequência eventuais infecções ou complicações do trato respiratório.

Ajuda no fortalecimento dos ossos

Os ossos do corpo necessitam de estímulo para que possam responder bem aos sinais elétricos responsáveis pelo fortalecimento dos mesmos, e esse estímulo pode ser obtido durante a caminhada devido ao impacto dos mesmos a cada passada e também aos movimentos realizados durante a atividade. Os benefícios aos ossos são tamanhos, que podem até mesmo evitar doenças como a Osteoporose ou ainda auxiliar no tratamento de pessoas que já foram diagnosticados em estágio inicial do problema.

Ajuda a relaxar e produz bem estar à mente

Um dos maiores benefícios da prática de exercícios físicos, e dentre eles em especial a da caminhada, é a produção acelerada de endorfina que é um dos agentes responsáveis pela sensação de contentamento e relaxamento. A tendência é que à medida que a caminhada vai se tornando uma rotina, a sensibilidade aos benefícios oriundos da endorfina passe a ser menos presente carecendo, portanto, de maior período de caminhada para que sejam observados.

Melhora a saúde do cérebro

Além dos benefícios já citados a caminhada pode ainda ajudar no desempenho do cérebro, ao menos é o que afirma um estudo realizado mais recentemente nos Estados Unidos. O experimento da conta de que devido à quantidade de estímulos recebidos pelo corpo durante o ato da caminhada, o cérebro passe a ter aptidão maior para processar um número maior de tais estímulos que podem ser relacionados à visão, audição, tato ou mesmo sonoridades.

Ajuda na qualidade do sono

O corpo humano produz uma substância chamada adrenalina que é capaz de estimular o corpo e mantê-lo ligado, e essa produção é extremamente maior durante a prática de atividades físicas como a caminhada, assim sendo a tendência é que não haja sonolência no decorrer do dia como ocorre a muitas pessoas não adeptas da prática. Além de evitar a sonolência durante o dia, a caminhada comumente auxilia na qualidade do sono noturno, uma vez que, o corpo necessitará de descanso a fim de repor as energias gastas durante a atividade.

Ajuda no equilíbrio do peso e emagrecimento

Muito se diz a respeito da perca de peso através do exercício da caminhada, entretanto, tal resultado só é observado diante da combinação com uma dieta equilibrada.

O raciocínio embora seja simples, é bastante lógico, o corpo recebe e gasta diariamente uma determinada quantia de calorias, entretanto, com o exercício físico a tendência é que o gasto de calorias seja maior e, portanto, leva à perda de peso, desde que o indivíduo não aumente também o volume de calorias ingeridas em sua dieta.

Reduz o desejo de comer de maneira excessiva

Se por um lado o corpo consome mais caloria, por outro a tendência é que a prática da caminhada seja benéfica para reduzir a vontade excessiva de comer, devido ao fato de proporcionar distração durante a atividade ao passo que também ajuda na redução das cargas de estresse, que é um dos responsáveis por disfunções alimentares somados a doses de ansiedade.

Reduz os riscos decorrentes do alto nível de colesterol

O exercício da caminhada é capaz de atuar em duas vertentes benéficas contra o excesso de colesterol, a primeira delas é a que ajuda a reduzir os níveis das gorduras que se acumulam nas paredes dos vasos e são nocivas à saúde do corpo, e em outra vertente a caminhada estimula e acelera a produção das gorduras essenciais ao organismo conhecido como bom colesterol.

Reduz os riscos de diabetes

Além de todos os benefícios já citados, a caminhada é também responsável pela aceleração no processo de produção de insulina pelo corpo, uma substância essencial à saúde devido à sua função de absorver glicose através das células, além disso, o corpo durante a caminhada é capaz de reduzir a resistência do mesmo à insulina, auxiliando assim na prevenção de doenças como a diabetes.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: