Topo

Conheça os benefícios do chá de alface

Comente

É fato que a alface é uma das hortaliças mais interessantes e populares, fazendo parte da alimentação da maioria das pessoas que inclusive é bastante benéfica para a saúde quando consumida como salada. Este chá, porém, é considerado como uma grande novidade para muitas pessoas. Confira alguns benefícios, além de receitas e cuidados para utilizar este chá.

Qual a finalidade do chá de alface?

Conheça os benefícios do chá de alface

Especialistas no assunto comentam que o chá de alface é rico em minerais, entre eles o magnésio, o zinco, ferro e potássio, além de algumas vitaminas como a vitamina A, C, E e K.

Pesquisas indicam que além de ser rica em vitaminas e minerais, a alface conta com lactupirina, e lactucina, que são substâncias consideradas calmantes, por conta disto, o chá se populariza bastante como um excelente aliado para quem possui dificuldades para dormir.

Veja também:

Neste sentido poderão ser destacados como alguns benefícios do chá de alface, conforme nutricionistas sua ação calmante, os efeitos anti inflamatórios, ação antibacteriana na pele, ação laxativa, ajuda no combate de inchaços ou obesidade, ajuda na redução de pressão arterial, efeitos antioxidantes, fortalecimento das vias respiratórias, além do fortalecimento da imunidade.

Como acontece com a utilização de outros chás, para utilizar destes benefícios, o chá de alface deverá ser consumido de maneira regular, em quantidades adequadas ás particularidades de cada uma das pessoas, preferencialmente dentro de uma dieta equilibrada, e acompanhada por uma nutricionista.

Algumas dúvidas sobre o chá de alface

Um dos minerais presentes na alface é o manganês, este que quando consumido em excesso, prejudica a tireóide. Uma boa dica é procurar fazer o chá com alface sem agrotóxicos, orgânico. A contaminação por agrotóxicos é bastante ruim para o organismo.

Os efeitos colaterais do chá de alface

Além da possibilidade de prejudicar a tireoide, especialistas no assunto explicam que a utilização excessiva desse chá poderá intoxicar, gerar náuseas, vômitos e um efeito sedativo.

O chá de alface auxilia na ansiedade

O talo da alface conta com uma substância leitosa chamada de lactucina, esta é uma substância que auxilia no relaxamento, diminuindo a ansiedade e induzindo ao sono. O interessante seria tomar uma xícara de chá pelo menos trinta minutos antes de deitar, se o que você tem interesse é dormir. Caso você queira reduzir a ansiedade, procure consumir pelo menos três xícaras de chá ao dia.

Especialistas ainda apontam que se você fizer a utilização de algum medicamento para o sono ou para a ansiedade, não é indicado consumir chá antes de consultar um profissional habilitado, pois poderão haver interações bem como efeitos indesejados.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: