Topo

Por que os créditos pessoais do Mercado Livre têm força? E em que se diferenciam dos tradicionais?

Comente

O Mercado Livre é considerado o varejista com maior quantidade de vendas on-line da América Latina. No ano de 2017, por exemplo, obteve uma receita líquida de aproximadamente 274 milhões de dólares no que corresponde ao primeiro trimestre. Em relação ao ano anterior adquiriu um aumento de setenta e quatro por cento.

No final do ano de 2018, o Mercado Livre inaugurou uma instituição de crédito chamada de “Mercado Crédito”, que disponibiliza crédito com a opção de pagamento entre 2 e 12 meses. A forma de pagamento poderá ser sem juros e por meio de um boleto bancário.

O Mercado Livre aglomera publicidades de produtos e mercadorias em geral da internet, com o atual lançamento do “Mercado Crédito” oferece crédito em primeira instância à comerciantes da página que utilizam as máquinas de cartão que pertencem à linha deste grupo. Posteriormente, começou a divulgar uma ferramenta inédita para estimular possíveis empreendedores, assim como propiciar o suporte necessário para a sua consequente promoção.

Por que os créditos pessoais do Mercado Livre têm força? E em que se diferenciam dos tradicionais?

Veja também:

Surge primeiramente com o objetivo principal de facilitar as negociações entre comerciantes e instituições financiadoras e para cobrir as demandas deste grupo que não eram atendidas de maneira satisfatória pelos grandes bancos.

Não obstante, o acesso ao limite de crédito e a empréstimos se ampliou recentemente, permitindo que diversos usuários da página de internet usufruam deste benefício.

Como funciona o empréstimo através do Mercado Livre?

Todo o procedimento de empréstimo através do Mercado Livre visa ser bastante simples e quase sem nenhuma burocracia, o que o torna também rápido em relação aos concedimento de crédito tradicionais.

O cliente no momento de realizar o pagamento, se quiser efetuá-lo com crédito do Mercado Livre, deverá buscar, primeiro, a opção “Mercado de Crédito”. Se o limite de crédito estiver disponível, a transação será realizada.

Contudo, existem casos em que não é possível fazer esta operação. Quando não aparece a opção “Mercado Crédito” para ser selecionada, pode ser por causa de três fatores diferentes:

  • Uma compra inferior ao preço de setenta e cinco reais.

  • Em casos de atrasos de pagamento do consumidor.

  • Pode ser que o cliente não possua o limite disponível para a transação.

Portanto, antes de usar esta função, é indicado que o consumidor brasileiro verifique quais são as suas possibilidades e o que se deve fazer para que este crédito seja liberado com sucesso.

Como pode ser realizado o pagamento com o crédito do Mercado Livre?

Depois de haver verificado que o seu pagamento por meio do sistema de crédito do Mercado Livre está devidamente habilitado, o cliente poderá buscar a seção “Mercado Crédito” que se encontra na aba nomeada de “Minha conta”.

A seguir, o consumidor deverá eleger um produto ou produtos que tiver interesse em adquir. Finalmente, poderá escolher a opção “Mercado Crédito” como forma de pagamento, assim como a quantidade de parcelas, que poderá variar entre 2 e 12 vezes sem juros.

O cidadão brasileiro então somente terá que esperar a mercadoria chegar em seu domicílio, e posteriormente começar a pagar as parcelas por mês, através de um boleto bancário ou de seu saldo disponível em sua conta bancária do Mercado Pago.

É importante saber que esta modalidade de crédito não está acessível para algumas situações em particular, tais como: moedas virtuais, jóias, cartões Xbox Live, bijuterias, poker, cartões pré-pagos para jogos, Network cards e moedas virtuais. O Mercado Livre alega que é uma medida de segurança não dispor crédito para que os clientes adquiram essa categoria de produtos.

O crédito pessoal Mercado Livre e o mercado do brasileiro

É muito recomendado que antes que o consumidor opte por algum tipo de empréstimo ou crédito de ordem pessoal, que ele pesquise exaustivamente na internet todas as suas possibilidades disponíveis no mercado financeiro brasileiro. Com as facilidades que a evolução da internet nos trouxe, é totalmente possível que essa pesquisa seja executada do lugar mais cômodo possível ao consumidor: na sua casa, trabalho, entre outros.

Hoje em dia temos um amplo leque de propostas de muitas outras opções de créditos pessoais no Brasil, além das já muito conhecidas provenientes dos bancos e instituições financeiras tradicionais. Por essa razão, vale a pena que o cliente efetue inúmeras comparações de todas as ofertas de crédito e empréstimos e seus meios de pagamento, assim como de suas respectivas taxas de juros. Este procedimento lhe permitirá obter uma boa organização de seu orçamento mensal e planejamento para todas as suas contas e evitar dívidas.

Famílias brasileiras de baixa renda financeira e empresas pequenas de grande parte dos países da América Latina possuem, muitas vezes, uma dificuldade de conseguir empréstimos e crédito com as grandes instituições financeiras e bancárias. Desta forma, o “Mercado de Crédito”, do Mercado Livre dará a possibilidade desta parte da população aceder ao crédito pessoal.

Os consumidores, por exemplo, não necessitarão assinar documentos financeiros, nem enviá-los. O Mercado Livre aprovará ou não os pedidos de empréstimo levando em consideração as vendas e o fluxo de caixa das empresas e dos indivíduos. Estes dados são conseguidos pela instituição através de um algoritmo que se desenvolveu usando o big data.

Avanço tecnológico

O big data é um sistema de análise de informações bancárias, e devido a sua evolução recorrente, contribuiu significativamente para que a empresa adquirisse dados importantes sobre seus clientes e facilitasse a concessão de crédito aos mesmos.

Outros países como México e Argentina já utilizam o sistema de “Mercado Crédito”. Junto com o Brasil, por exemplo, o México representou aproximadamente sessenta por cento das receitas do Mercado Livre no ano de 2017, com um crescimento constante e recorde em comparação com o atual ano de 2019.

Segundo Ignácio Caride, chefe da operação mexicana da empresa, o Mercado Livre poderá crescer em até 100 vezes mais do que é hoje, por meio da nova função “Mercado Crédito”. De acordo com ele, a instituição investiu cerca de mais de cem milhões de dólares somente no México no ano de 2017. Como a empresa não precisa do aval do governo, porque faz uso do seu próprio capital financeiro para oferecer os créditos e empréstimos.

No Brasil, as expectativas são igualmente positivas de crescimento e números de aderentes desta modalidade de crédito e empréstimos. Empresários e consumidores no geral que são usuários do Mercado Livre terão a opção de que lhes sejam concedidos empréstimos iguais a até 2 meses de suas vendas por mês.

O oferecimento de empréstimo e crédito no Brasil, possui parceria com a financeira BMP Money Plus e com o banco Topázio, do estado do Rio Grande do Sul. A instituição também têm realizado uma relação de parceria com livrarias brasileiras, como Cultura e Saraiva, diversificando suas operações, proporcionando frete grátis, entre outros serviços.

Nos dias atuais, o Mercado Pago têm 3,5 % por mês como valor da taxa média de juros de crédito. O comerciante é debitado da cota mensal do empréstimo, que poderá ser dividido em até doze vezes. Esta transação é feita de maneira direta a partir da conta dos clientes no Mercado Pago.

Os valores que são emprestados tem uma variação de mil a trezentos e cinquenta mil reais. A média dos financiamentos é de quarenta mil reais, de acordo com o órgão executivo brasileiro. A administração do setor de risco é efetuada através de um sistema proprietário do Mercado Livre, que é responsável por examinar cerca de quatrocentas variáveis. Portanto, os empréstimos e o sistema de crédito do Mercado Livre é uma boa e acessível opção para ser considerada pelos consumidores brasileiros que estão buscando este tipo de serviço. Vale a pena pesquisar todas as opções que o mercado financeiro brasileiro têm para oferecer, a fim de tomar boas decisões.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: