Topo

Ciência esclarece dúvidas comuns que você provavelmente já teve em relação ao seu corpo

Comente

Você sabe a razão pela qual boceja ao ver alguém bocejando? E para que serve o dente do siso – você sabe? A seguir você confere as respostas para essas e outras dúvidas comuns relacionadas ao corpo. Os esclarecimentos levam em consideração aquilo que é dito pela ciência.

Veja fatos sobre o corpo elucidados à luz da ciência

Fatos que a ciência esclarece

O dente do siso (do juízo) serve pra que mesmo?

O famoso dente do juízo, ou do siso, geralmente surge por volta dos 16 aos 20 anos. Agora, se você perguntar pra que serve, a resposta mais óbvia hoje é: para absolutamente nada!

Ao que consta, esse dente só foi importante na época do homem das cavernas, uma vez que era usado para mastigação de carnes e alimentos crus, como raízes e outros alimentos duros.

Como a alimentação hoje em dia é mais pastosa esses dentes acabaram perdendo a função. É importante ressaltar ainda que algumas pessoas nem desenvolvem o siso.

Leia também:

Por que fazer mais xixi no inverno?

No verão o corpo transpira mais e isso faz com que os líquidos do corpo sejam eliminados por ele. O fato de no inverno o suor ser praticamente inexistente, o corpo precisa elimina o excesso de líquido por meio da urina.

Por que suar quando se está nervoso?

Quando passamos por algum momento de ansiedade ou nervosismo, o hipotálamo, que é a parte do cérebro que controla as funções básicas do corpo, como a respiração e batimento cardíaco, envia para as glândulas sudoríparas alguns sinais de que o corpo está sobre ameaça ou luta.

Essas glândulas, portanto, passam então a liberar vários hormônios, incluindo a adrenalina, que tem a missão de deixar o corpo tranquilo e prepará-lo para um possível combate.

Por que dá vontade bocejar ao ver alguém bocejando?

Na verdade, o cientistas sabem que o bocejo é algo extremamente contagiosos, no entanto, até o momento não se sabe ao certo a real causa disso.

Entre as várias teses existentes sobre o assunto, a mais comumente aceita é a de que o bocejo seria algo de caráter fisiológico, capaz de enviar sinal para o cérebro, aumentar os níveis de oxigênio do corpo e despertá-lo quando cansado e entediado.

Por que os cabelos ficam mais escuros em contato com a água?

Isso ocorre, porque quando os fios estão molhados eles emitem uma menor quantidade de luz, uma vez que os fios estão mais próximos e com uma menor superfície de contato.

Por que choramos quando ficamos tristes?

Quando nos sentimos tristes, o sistema límbico do cérebro manda uma mensagem para a glândula lacrimal, responsável pela fabricação da lágrima.

Uma das teorias sobre o choro é que ele seria uma expressão mímica de dor que persegue a vida humana desde quando não havia comunicação por meio de fala. Outra teoria é a de que ele seria um recurso capaz de substituir o som em momentos de dor, evitando assim atrair a atenção de um eventual predador.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: