Topo

Confira alimentos recomendados para diverticulite

Comente

A condição de diverticulite é uma inflamação caracterizada pela existência de pequenas bolsas na parte interna do intestino, este problema de saúde pode desencadear muitos sintomas, entre eles sensibilidade e inchaço abdominal, febre, náuseas, calafrios entre outras situações. Não se sabe corretamente a causa da doença, mas se sabe que seguir uma dieta pobre em fibras é uma das causas mais comuns.

Por este motivo é tão importante termos bons hábitos alimentares para prevenir o problema, ou mesmo evitar possíveis complicações. Se você se perguntar como pode se alimentar de forma correta para evitar crises, ou ainda como pode se alimentar durante crises de diverticulite, não se preocupe, logo em seguida iremos ajudar você a desvendar estas situações.

O consumo diário de fibras

Para pessoas que consomem menos alimentos com fibras é possível ter maiores chances de desenvolver a chamada diverticulite. Por isto é de grande importância que se siga uma dieta rica em alimentos fibrosos. Os diversos tipos de fibras, melhoram a consistência do bolo fecal, melhorando o funcionamento do intestino e evitando novas crises, é o que apontam os especialistas na área da saúde.

Veja também:

Conforme especialistas é recomendado que se consumam diferentes tipos de alimentos ricos em fibras para melhorar o funcionamento do intestino. Algumas fibras, entre elas as aveias e a cevada, acabam estimulando o crescimento das bactérias boas e auxiliam na flora intestinal. porém, não está totalmente comprovado que as fibras possam prevenir situações de crises de diverticulite.

Confira alimentos recomendados para diverticulite

O interessante é que se mantenham os hábitos intestinais saudáveis, e quanto mais diversificada for a flora intestinal, parece ser melhor. Desta forma, as fibras solúveis e insolúveis misturadas são uma boa alternativa.

Quando preciso evitar o consumo de fibras, e que tipos de alimentos devo evitar

Os alimentos que são ricos em fibras são fundamentais para quem tiver diverticulite. Em contrapartida, durante uma crise, elas precisam ser evitadas. Com isto, as fibras fermentam e acabam produzindo mais gases o que poderá piorar os sintomas da doença.

Mesmo que não existam alimentos que auxiliem na cura do problema, alguns poderão acabar intensificando os sintomas. De acordo com especialistas em gastroenterologia, os alimentos que deverão ser evitados nas crises são os alimentos gordurosos, excessos de doces, grãos, cereais, legumes, verduras, entre outros.

Estes são alimentos de difícil digestão, e que apresentam muita fermentação, produzindo assim mais gases, podendo até mesmo piorar os sintomas de crise.

Vale a pena mencionar que na diverticulite com algum tipo de complicação, alguns médicos indicam o jejum até definir se existe uma necessidade de cirurgias ou ainda para compreender qual será o melhor tipo de tratamento a ser aplicado.

É importante investir em uma alimentação saudável para que se evite problemas de saúde, para quem sofre com a diverticulite, essa atenção deverá ser redobrada. Por isto, os médicos acabam recomendando manter uma dieta leve, com alimentos que sejam de fácil digestão e pouco fermentativos no organismo, diminuindo assim sintomas da doença.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: