Topo

Ovos fritos e cozidos: Dicas para que eles fiquem perfeitos

4.00 / 5 - 1
Comente

Os ovos cozidos são deliciosos, fazem parte de diversas receitas, além de fornecer uma série de benefícios para a nossa saúde. Cozinhar ovos é algo simples, e apenas é necessário para isto água e ovo, mas você saberia acertar no ponto desejado do ovo? Veja logo em seguida alguns truques para que a casca não rache, confira dicas para ter ovo cozido perfeito.

Ovos fritos e cozidos: Dicas para que eles fiquem perfeitos

Acerte a forma de cozinhar os ovos

É fundamental lembrar que para cozinhar o ovo de forma correta, é necessário o colocar no fundo da panela, e em seguida a encher de água fria até dois dedos acima do ovo. Apenas a partir disto você deverá levar ao fogo.

Ferver a água antes de colocar os ovos está errado. Procure não fazer isto já que as cascas poderão acabar quebrando com o choque térmico, fazendo com que a clara acabe vazando inclusive, impedindo que seu ovo fique liso e principalmente lindo.

Veja também:

É algo costumeiro guardar os ovos na geladeira, mas antes de os cozinhar, você deve se lembrar de os deixar do lado de fora, para que atinjam assim a temperatura ambiente.

Os ovos são o acompanhamento perfeito e fáceis de serem preparados no dia a dia. Veja em seguida algumas receitas com ovos para que possa incrementar o seu almoço, eles deverão estar presentes no preparo da maior parte das sobremesas, e os coloque assim em sua lista de compras.

Gema mole está correto, mas clara mole está errado

Para que você tenha uma gema mole, o tempo deverá variar entre 5 a 7 minutos. Com isto este tempo deverá ser contado quando a água começar a ferver e não assim que levar as panelas ao fogo. Caso você seja fã de gema mole, uma outra dica interessante é procurar colocar gotas de vinagre, ou limão na água, já que eles auxiliam a clara a coagular mais rápido. Mesmo que a gema mole seja uma delícia, a clara mole e crua não é algo interessante ao paladar.

Tenha atenção ao ponto correto para um ovo cozido por completo

Para que você tenha a gema mais cozida, o tempo de cozimento poderá variar entre pelo menos 12 a 15 minutos. Apesar disto, nada de deixar os ovos cozinhando por mais tempo do que isto para ter a certeza de que estão cozidos. Após passar do ponto, os ovos começam a ficar azulados e não ficam com um aroma muito agradável ao paladar.

Quero fazer ovos perfeitos

Veja algumas dicas breves para que seus ovos fiquem perfeitos após o cozimento.

Antes de os colocar para cozinhar, deixe fora da geladeira alguns minutos evitando assim choque térmico.

Utilize uma panela que seja grande o suficiente para que todos os ovos possam ficar acomodados em uma mesma altura, ao fundo do seu utensílio.

Os ovos deverão ser colocados na panela e após cobertos com água e não o colocar diretamente na água quente, pois a casca poderá rachar. Dois dedos que fiquem acima do nível dos ovos são o suficiente.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: