Topo

Como os alimentos percorrem seu corpo

Entenda melhor como funciona a digestão dos alimentos que você come
Publicidade
Comente

Comer é uma das coisas mais prazerosas do mundo. Não é à toa que a gula é um dos 7 pecados. Mas você sabia que o prazer em comer não está só no gosto dos pratos e que sua boca não é a única parte responsável por se animar na hora de comer?

Quando comemos, nosso corpo passa por diversas transformações. A digestão, por exemplo, exerce o papel de transformar para que o corpo consiga processar a absorver, distribuindo nutrientes e realizando as funções vitais. Esse processo é feito através de dois tipos de digestão: a mecânica e a química.

A digestão mecânica começa na boca, a partir da mastigação e da quebra dos alimentos pelos dentes. Depois vai para o esôfago, estômago e intestino, onde os músculos dos órgãos ajudam a empurrar a comida e quebrá-la em partes menores. Já a digestão química acontece durante todo o processo, com a liberação de enzimas e outras substâncias que ajudam a quebrar as partículas dos alimentos e absorver os nutrientes e a energia.

Antes de comer

Como os alimentos percorrem seu corpo

Publicidade

Quando você vê o prato de comida em sua frente, antes mesmo de saboreá-lo, seu corpo já inicia o processo de digestão através dos estímulos causados pelo cheiro e aparência do prato. Ao ver e sentir o cheiro, seu organismo começa a enviar sinais para o cérebro, preparando o corpo para receber aquele alimento e produzindo a saliva, importante digestor químico, que já inicia o processo já na boca. Iniciando o processo

Depois que seu corpo já está todo preparado para iniciar o processo digestivo daquele alimento que você vai comer, chega a hora de, de fato, abocanhar a comida, e você já está salivando por isso! Os dentes complementarão o processo com a mastigação dividindo em partes menores e a saliva ajuda a compactar todos os pedaços num bolo digestivo lubrificado.

Além disso, a língua exerce uma importante função na hora de ajudar a manipular a comida e empurrá-la pelo esôfago. Dentro do tubo digestivo, os músculos do esôfago ajudam a empurrar os bolos de alimentos em direção ao estômago.

Digestão no estômago

Processo digestivo no estômago

Publicidade

No estômago, assim como no esôfago, a comida que já iniciou o processo de digestão, é empurrada através dos músculos, ajudando a quebrar a comida ainda mais. Juntamente dessa contração muscular que leva o alimento ao estômago, há uma liberação de sucos estomacais. A essa altura, aquilo que você comeu já não tem mais a mesma forma de antes, tendo se transformado em uma massa semilíquida, branca e ácida chamada de quimo.

Absorvendo nutrientes

Processo digestivo no intestino absorvendo nutrientes

Depois que a quimo for empurrada em direção ao seu estômago, outros processos químicos são iniciados, como os compostos liberados pelo pâncreas, pela bile e pelo próprio intestino, que tem como função quebrar os carboidratos e as proteínas, além de criar uma emulsificação das gorduras, misturando tudo em líquidos. A liberação dos ácidos e a contração dos músculos do intestino permite que as paredes do órgão possam absorver açúcares, aminoácidos, gorduras, vitaminas e minerais, tudo que será utilizado pelo corpo.

Veja também:

Esta etapa é fundamental para que seu organismo possa absorver tudo aquilo que ele precisa retirar de útil daquele alimento e, depois, disso, o processo de liberação do que não tem mais utilidade, se inicia.

Fim da linha

Processo digestivo evacuando

Essa parte do alimento que já teve todos os nutrientes absorvidos, é enviada para o intestino grosso, que agora vai aproveitar o que ainda lhe é útil e absorver os líquidos que estão nos bolos digestivos. Mais uma vez, a contração muscular é fundamental para empurrar os alimentos, até que eles estejam prontos para que você coloque todo o conteúdo que restou depois do processo para fora, ou seja, uma massa sem líquido e nutrientes, mais conhecido como fezes.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: