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7 mitos sobre alimentação que merecem a sua atenção

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Quando uma pessoa decide ter uma vida mais saudável, normalmente a primeira coisa que ela vai em busca é de informações na internet. O problema, porém, é que por vezes o que aparece é uma série de dietas mirabolantes que prometem ajudar a perder peso rapidamente.

Mas isso não é regra, sempre há também quem procure uma reeducação alimentar. Só que por falta de informações confiáveis, as pessoas de ambos os casos tendem a cometer alguns erros em relação a determinados grupos de alimentos, muito em função da grande quantidade de mitos que ainda existem em relação à alimentação propriamente dita.

Sabendo disso, portanto, mostramos a seguir algumas informações sobre mitos que nutricionistas gostariam que as pessoas deixassem de lado. Confira!

Esclareça mitos comuns sobre alimentação e nutrição

7 mitos sobre alimentação que merecem a sua atenção

Dieta sem glúten melhora a saúde

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O glúten é a junção de dois grupos de proteínas, sendo elas a gliadina e a glutenina, que são encontradas dentro de grãos de trigo, cevada e centeio. Vários alimentos que consumimos diariamente, por exemplo, possuem essa substância, a lista passa por itens como pães, massas, biscoitos, cereais, entre outros.

Como o glúten está presente em vários alimentos calóricos, acredita-se que excluir ele da vida seja sinônimo de emagrecimento. De acordo com especialistas, porém, quem deseja perder peso deve melhorar a qualidade e a quantidade dos alimentos ingerido. Então na verdade uma dieta sem glúten é recomendada somente para pessoas que possuem doença celíaca ou sensibilidade à substância.

Evitar leite integral devido a gordura

O leite é uma das principais fontes de cálcio no momento, logo, é importante para a saúde dos ossos e dos dentes. Mas há quem evite o consumo de leite integral devido à grande quantidade de gordura, só que essa gordura traz a sensação de saciedade por mais tempo.

Segundo especialistas, portanto, o leite integral pode ser consumido eventualmente sim, mas para consumo diário o ideal é leite desnatado ou que possui menor percentual de gordura.

Sal marinho é mais saudável que o sal refinado

Na verdade a diferença entre os dois está na produção. O sal refinado usado em cozinha passa por um intenso processo de refinamento, o que faz com que ele perca boa parte de seus minerais, exceto o sódio e o cloreto, mas ele também possui produtos químicos para limpeza.

Já o sal marinho não é tão processado, uma vez que ele não passa pelo refinamento, o que preserva mais seus minerais. Outra diferença entre eles é que o marinho salga menos que o sal refinado, mas no que se diz respeito à quantidade de sódio eles são bem parecidos, sendo indicado o consumo de apenas 5g de sal por dia.

Comer cenoura é suficiente para melhorar a visão

A cenoura é rica em vitamina A, o que pode ajudar na saúde ocular. A deficiência desta vitamina pode fazer com que o indivíduo tenha dificuldades ao enxergar em locais com a luz mais fraca, causando ainda eventuais alterações oculares.

Mas, para manter a saúde ocular, é importante que a alimentação seja saudável e balanceada, até porque, até o momento não existe nenhum estudo cientifico que certifique que só a cenoura é capaz de preservar a saúde dos olhos.

Alimentos diet são mais saudáveis

Alimentos diet possuem restrição de nutrientes como açúcar, sódio, gordura, glúten e lactose, por essa ração são indicados para dietas específicas, como por exemplo, as destinadas a pacientes com diabetes. De acordo com especialistas, porém, o produto diet nem sempre é a melhor opção em termos nutricionais.

Em alguns casos, como por exemplo, o do chocolate, pode haver alteração na composição do produto a fim de ocultar a retirada do açúcar, e entre as alterações, muitas vezes é adicionada uma maior quantidade de gordura, o que torna o alimento mais calórico e rico em gorduras saturadas, o deixando com a qualidade inferior à do tradicional. Por essa razão o consumo de alimento diet deve ser moderado e equilibrado com outros alimentos.

Alimentos livres de gordura são melhores para quem quer perder peso

A maioria das pessoas confunde gordura com fritura. Existem várias fontes de gorduras e muitas delas são essenciais ao funcionamento do organismo e para absorção de vitaminas, por isso não se deve cortar todo o tipo de gordura.

Importante lembrar também que a perda de peso não está ligada apenas à restrição de gordura, uma vez que algumas delas são monoinsaturadas, como o ômega 3, que pode contribuir com a saúde, não devendo ser excluída por quem quer emagrecer com saúde.

Se exagerar na alimentação em um dia pode recuperar no outro

Quem está de dieta, sabe que não é fácil seguir à risca, principalmente fora de casa e em dias de festa, no qual é impossível resistir a algo proíbido. Mas saiba que comer o que não deve em um dia e tentar compensar no outro não é um hábito saudável. De acordo com especialista, o idela é respeitar os sinais de fome, terminando a refeição antes de se sentir muito cheio, evitando desconfortos.


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