Topo

5 coisas que ajudam melhorar a digestão e você talvez não saiba

Comente

Tão importante quando comer alimentos ricos em nutrientes, é cultivar bons hábitos capazes de proporcionar uma boa digestão. Isso não só ajuda a prevenir problemas de saúde, como também evita o mal-estar causado pela sensação de estufamento.

O detalhe, porém, é que além dos cuidados tradicionais com alimentação e postura, existem algumas atitudes simples que se aplicadas no dia a dia podem contribuir com a melhor digestão. E é justamente sobre elas que falaremos a seguir. Confira!

Atitudes que contribuem com uma melhor digestão

melhorar-digestao

Mastigue

Essa é a dica mais simples da lista, mas tem é extremamente eficiente. Na hora que for se alimentar, portanto, mastigue bem e procure comer devagar, ingerindo e saboreando o alimento sem presa.

Por mais que a vida moderna não permita a perda de tempo, a verdade é que o momento das refeições precisa ser sagrado, pois isso contribui com uma boa saúde.

Isso porque comer de forma agitada e sem mastigar direito, pode causar até problemas como gases em excesso e abdômen inchado, sem contar que o corpo vai gastar mais energia para fazer a digestão e você se sentirá cansado e com sono após as refeições.

Coma em paz

O momento da refeição deve ser algo muito tranquilo, em um ambiente de paz, portanto, sem discussões, brigas e também nada de levar o trabalho para a mesa. Preocupações podem trazer indigestão até nos casos de alimentos leves e saudáveis.

E vale dizer que não são só os sentimentos ruins e preocupações que podem causar indigestão, as emoções boas também podem ser prejudiciais no momento da refeição.

Leia também:

Não beba durante as refeições

Os líquidos ficam no estômago por no máximo dez minutos, e quando são eliminados eles levam consigo os sucos digestivos. Isso fica ainda pior no caso de bebida quente, uma vez que o calor pode enfraquecer os tecidos do estômago.

Outro motivo para não tomar liquido durante a refeição é que a saliva possui enzimas que atuam na quebra molecular dos alimentos, e os líquidos atrapalham esse processo. Na prática isso significa que o estômago vai ter um trabalho maior e o organismo vai gastar uma quantidade maior de energia para digerir os alimentos.

Tome chá depois da refeição

Algum tempo após fazer a refeição, procure tomar um chá para ajudar na digestão, ele alivia a sensação de inchaço. E quando a bebida é consumida quente, ela ajuda a dissolver as gorduras o que diminui a formação de gases intestinais.

Evite esforço físico e relaxamento

Depois de fazer sua refeição, procure também descansar um pouco, mas evite dormir. Esse é um momento de fugir de atividade física intensa e também de correr do sono, pois ele faz com que o metabolismo do corpo diminua. O ideal, portanto, é apenas relaxar, mas mantendo-se acordado para que assim não haja a sensação de mal-estar”.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: