Topo

Vai preparar uma marmita? Veja como manter o sabor e outras dicas para um alimento saboroso

Comente

Para garantir uma alimentação saudável e balanceada, e manter o ritmo mesmo lidando com ambientes como os de trabalho ou faculdade, muita gente costuma a recorrer ao preparo da própria marmita como opção, o que além de tudo costuma garantir uma economia extra no fim do mês.

Leia também:

Apesar dos benefícios, porém, alguns cuidados se fazem necessário para evitar que o alimento estrague ou perca seu sabor (e propriedades) no decorrer do dia. E sabendo disso, portanto, apresentamos a seguir uma lista de dicas que podem ser úteis nesse sentido. Veja!

Veja dicas para manter o sabor da marmita e evitar que ela estrague

Dicas de preparo de marmita

  • A primeira regra é: a comida só pode ser mantida na geladeira por, no máximo, dois dias. Depois desse período sua qualidade, sabor e textura podem ser comprometidos.
  • Na hora de congelar, a dica é dar preferência para os alimentos que podem ser consumidos depois desse período ou preparar quantidades menores ao longo da semana.
  • Para congelar legumes cozidos e evitar a perda de textura e nutrientes dos mesmos, a dica é prepará-los apenas no dia ou no máximo em até dois dias antes.
  • Evite colocar frituras ou empanados na marmita, mesmo congelados eles tendem a ficar moles quando levados ao micro-ondas depois de um tempo fora da geladeira.
  • Se for levar na marmita alimentos que precisam ser aquecidos e alimentos que serão consumidos frios, a dica é embalar esses itens em uma marmita separada. Comprar vasilha com compartimentos separados é outra alternativa.
  • Procure temperar as saladas e legumes apenas na hora que for consumir. Além disso a dica é levar junto molho pra salada, limão e azeite em um potinho, derramando-os somente no prato no momento da refeição. Isso porque temperar os alimentos por antecipação pode acabar por comprometer a qualidade dos mesmos.
  • As sobras de comidas japonesas do jantar não são indicadas para a marmita. Isso porque o peixe cru estraga com facilidade, além do que, a textura e o sabor do alimento podem sofrer alterações.
  • Molho de tomate pode manchar os potes de plástico. A dica, portanto, é coloca-los em recipientes de vidro que também podem ser aquecidos no micro-ondas.
  • Sempre que possível opte por aquecer o alimento em potes de vidro, portanto, se ele estiver em um pote de plástico transfira para um prato antes de aquecê-lo no micro-ondas. Isso é importante porque ao ser aquecido o plástico libera substâncias nocivas que podem comprometer a saúde.
  • Procure também transportar a marmita em uma sacola térmica, isso ajuda a manter sua refrigeração no trajeto até o trabalho. Assim que chegar, procure guardá-la na geladeira.
  • Por último a dica é colocar a marmita em uma sacola plástica bem fechada ou amarrada com um pano bem apertado para evitar o vazamento de líquidos ou molhos.

Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: