Topo

8 motivos pelos quais chorar faz bem à saúde

Comente

O choro pode surgir por diferentes razões, seja por tristeza, raiva, felicidade ou até em um ataque de riso. A bem da verdade, no entanto, nem todo mundo gosta de chorar, independente das circunstâncias.

Os homens, por exemplo, tendem a chorar menos que as mulheres, conforme apontou um levantamento da Netdoctor. A pesquisa mostrou que as mulheres choram em média quarenta e sete vezes por ano, enquanto os homens choram apenas sete.

Só que, informações divulgadas recentemente, prometem levar muita gente a rever esse conceito. Isso porque, de acordo com especialistas, o choro além de causar uma sensação de liberação emocional ainda pode trazer benefícios para saúde. A seguir você confere alguns bons motivos para chorar.

Razões pelas quais o choro pode beneficiar a saúde

Razões pelas quais o choro pode beneficiar a saúde

Estresse e tensão

Quando as coisas ficam difíceis, as lágrimas não devem ser reprimidas. Isso porque elas ajudam a aliviar a tensão, ansiedade e estresse. De acordo com levantamento 88,8% das pessoas se sentem melhores depois de chorar, enquanto apenas 8,4% se sentem pior. A probabilidade de você pertencer ao primeiro grupo é grande, concorda?

Chorar te faz mais feliz

Quando uma situação ruim surge, a tristeza vem de forma natural, e é de grande importância se permitir sentir a emoção, mesmo que seja a de tristeza. Isso em tese, ensina inconscientemente a aproveitar melhor os momentos felizes e dar boas gargalhadas para se divertir. Cada vez que você se sente triste e chora, alivia a dor, o que aumenta o valor dos bons momentos.

Elimina as toxinas

A maioria dos líquidos que saem de nosso corpo, se configura uma forma do organismo eliminar as toxinas, e com as lágrimas não é diferente. Quando as lágrimas rolam, elas levam consigo as toxinas acumuladas durante o estresse emocional.

Limpeza do nariz

As lágrimas passam por um ducto lacrimal e entram em contato com o muco através da passagem nasal. Quando há um acúmulo de muco, as lágrimas ajudam a soltá-lo, ou seja, chorar ajuda a manter a limpeza do nariz. Por isso quando você chora é comum que sempre saia um pouco de secreção nasal.

Baixa a pressão arterial

De acordo com estudos o ato de chorar pode fazer com que a pressão sanguínea e a frequência cardíaca diminua. Esse efeito foi visto em pessoas que passaram por terapias intensivas, onde elas havia chorado muito.

Leia também:

Limpeza dos olhos

Os olhos necessitam de lubrificação constante, o que serve para o manter protegido de bactérias e poeira. Quando o olho entra em contato com esse tipo de problema, portanto, logo começa a produzir as lágrimas anti-bacterianas para livrar os olhos de intrusos que possam lhes causar mal.

Além do mais, as lágrimas mantêm a mucosa dos olhos hidratadas, tudo para que a visão continue em perfeitas condições. Segundo especialistas, se as pessoas não chorassem, a visão seria afetada com mais facilidade.

Pode eliminar bactérias

As lágrimas podem matar algumas bactérias em minutos, isso porque ela possui lisozima, substância que protege o corpo de germes que podem provocar resfriados, dentre outras doenças.

Melhora o ânimo

Quando você chora, o corpo libera uma grande quantidade de manganês, ajudando a controlar o “mau-gênio”. Quando o organismo possui uma grande quantidade de manganês, o indivíduo sente irritabilidade, fadiga, ansiedade, depressão entre outros distúrbios que afeta sua saúde emocional.

Não se esqueça

Agora que você já conhece os benefícios que as lágrimas podem trazer para saúde, sabe também que não é uma boa ideia segurá-lo, já que isso pode resultar em algum problema futuro.

Então, a partir de agora, talvez você queira abrir mão do medo e da vergonha de expressar seus sentimentos quando a vontade de chorar chegar. As lágrimas têm que rolar: junto com elas alguns problemas podem dizer adeus.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: