Topo

7 alimentos que podem te ajudar a ter uma boa noite de sono

Comente

Para quem quer ter uma boa noite de sono, especialistas recomendam evitar o consumo de alimentos gordurosos ou refeição pesada antes de dormir. Mas isso não é tudo, por outro lado, existem alguns alimentos que, quando ingeridos na ceia noturna, podem na verdade contribuir com a qualidade do sono. A seguir você confere alguns exemplos.

Lanches que podem ajudar na qualidade do sono

Leite com mel

leite-com-mel

Antigamente as mães sempre ofereciam um copo de leite quente antes de mandar as crianças pra cama, mas essa é uma tradição que deveria ser aplicada também aos adultos. De acordo com especialistas, o fato do leite estar em temperatura morna, dá a sensação de reconforto e ajuda a relaxar.

Além do mais, o leite é rico em triptofano, um tipo de aminoácido precursor da serotonina, hormônio que age baixando os níveis de estresse, e ajudando o corpo a se preparar para o sono. O mel, por sua vez, é um alimento rico em carboidrato simples, substância que ajuda no sono, uma vez que ele leva o corpo a absorver o triptofano.

Um copo de leite desnatado adoçado com uma colher de sopa de mel possui em média 150 calorias e é excelente pedida para ajudar no sono.

Iogurte com aveia

Iogurte com aveia

O iogurte é um alimento rico em elementos como proteínas, fibras, cálcio e vitamina do complexo B, essa combinação ajuda a manter o intestino no ritmo, dá saciedade e melhora os níveis do colesterol bom. Quando o iogurte é combinado com aveia, o resultado é similar ao proporcionado pela combinação leite/mel. Isso é excelente pra quem quer ter uma boa noite de sono.

Leia também:

Frutas secas

Frutas secas

Se você é o tipo de pessoa que gosta de comer algo doce à noite, a dica é substituir doces por frutas secas. Por estarem desidratadas, as frutas possuem uma grande quantidade de fibras e açúcar, o que ajuda o corpo a ficar mais relaxado e proporciona uma boa noite de sono.

100g de damasco fresco possui apenas 54 calorias, já 100g de damasco seco possui em média 130 calorias. Para fazer a substituição é importante comer cinco unidades de damasco seco para cada 100g in natura

Nozes e castanhas

Nozes e castanhas

Nozes e castanhas são alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas, além de selênio e proteínas. Esses alimentos ajudam a equilibrar as gorduras que dão saúde ao coração, além de melhorarem também o nível do colesterol.

As nozes e castanhas são fontes de triptofano, que ajudam o corpo a relaxar, por isso são recomendadas na hora da ceia. Uma porção de três nozes possui 80 calorias, já três castanhas-do-pará possuem 60 calorias.

Banana

banana

A banana é mais um alimento rico em triptofano, além disso, o carboidrato que a fruta possui ajuda na absorção do aminoácido e na produção da serotonina. A banana ainda é rica em potássio, vitaminas do complexo B e pectina, substância que ajuda a manter o controle da pressão arterial, e diminui o colesterol alto, ajudando também a regular o intestino.

Por ser um alimento de fácil acesso e digestão é indicado para ser consumido na ceia. Uma banana média possui cerca de 90 calorias.

Semente de gergelim

Semente de gergelim

As sementes de gergelim são ricas em triptofano e podem ser consumidas com iogurte ou com sopa. A semente de gergelim acrescenta proteínas e gordura mono e poli-insaturada na dieta, deixando o coração resistente a doenças. Especialistas alertam, porém, que ela deve ser consumida com moderação, pois é um alimento calórico, sendo que cada 10g de gergelim possui 59 calorias.

Derivados da soja

Derivados da soja

A soja é um dos alimentos mais ricos em triptofano, sendo também rico em proteínas, fibras e cálcio. Além disso, a soja ajuda na redução do colesterol alto e pode ser consumida na ceia de diferentes formas, tais como em grãos torrados, leite ou patê com torrada. Pessoas que sofrem com gases decorrentes do consumo do leite, podem trocar o alimento por leite de soja.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: