Topo

6 cuidados indispensáveis para manter a saúde dos cabelos

Comente

Muitas pessoas pensam que o ato de pintar e alterar a cor natural dos fios de cabelo é algo dos nossos tempos modernos. Mas, assim como diversas outras formas de modificação corporal, sejam elas definitivas ou passageiras, pintar o cabelo faz parte da história da humanidade e já apareceu nas diferentes culturas e em diferentes épocas de diversas formas. 

Pesquisas indicam que os nossos ancestrais, os Neandertais, já tinham algumas ferramentas que eram destinadas especificamente para colorir os cabelos. Além disso, os mais diversos tipos de materiais encontrados na natureza eram utilizados para trazer uma coloração completamente diferente para os fios. Por exemplo, os babilônicos utilizavam pó de ouro para conseguir deixar os fios com um tom diferenciado. 

Com o passar dos anos foram sendo criados diversos tipos de produtos e preparos que tinham objetivo específico trocar a cor dos fios dos cabelos. Hoje em dia existem diversas preocupações e medidas que são tomadas pela indústria que permite com que as pessoas tenham acesso a produtos que ofereçam a coloração e, ao mesmo tempo, traga outros benefícios para os cabelos, especialmente os de não danificar os fios. 

Veja também:

Comprar tinta de cabelo se tornou algo natural e rotineiro para muitas pessoas. Existem aquelas que preferem fazer tudo por si só, na sua casa, o que acaba sendo muito possível, já que todos os produtos contam com explicações precisas em relação a forma como eles devem ser utilizados. Já outras pessoas preferem colorir com um profissional, o que sempre acaba sendo mais recomendado para atingir a cor realmente desejada. 

Para que a saúde dos cabelos não fique prejudicada com a utilização de uma determinada coloração ou ainda para conseguir fazer com que a cor dure mais, confira algumas dicas muito importantes que devem ser seguidas junto com o ato de pintar os cabelos:

6 cuidados indispensáveis para manter a saúde dos cabelos

Prepare o cabelo com antecedência

Escolher a tinta certa é muito importante, mas nada adianta apostar em uma marca conhecida como a tinta Loreal, sem tomar os devidos cuidados de preparação dos fios. É fundamental que o cabelo esteja bem cuidado antes de ir para um procedimento de coloração, já que ele pode ser mais agressivo e ampliar consideravelmente os problemas. 

Uma boa hidratação pode ser considerada como o primeiro passo antes da coloração. Ele deve ser feito sempre com produtos que sejam feitos de acordo com o tipo de cabelo que a pessoa tem. Mesmo os cabelos mais oleosos também precisam passar pelo processo de hidratação, a diferença é que os produtos para este tipo de fio também promovem uma limpeza, além de remover as impurezas e os excessos de oleosidade. 

Escola a coloração com base na cor do seu fio

É muito comum que as pessoas escolham diretamente uma determinada coloração achando que o seu cabelo vai ficar de uma forma e ele acaba ficando com um aspecto diferente daquele planejado. E isso acontece porque a tinta acaba reagindo com a cor natural dos fios e, em determinados casos, pode produzir um resultado diferente. 

Portanto, quando a pessoa escolhe um tonalizante rosa, por exemplo, pode ser que o resultado final dos seus fios fique um pouco diferente do esperado. O ideal é sempre fazer uma consulta com um profissional, que vai sempre ter o conhecimento para indicar a tinta ideal para que a pessoa consiga chegar no resultado esperado. 

Utilize produtos específicos pós coloração

Além de escolher uma tinta sem amônia, que agride muito menos os cabelos, é muito importante utilizar determinados produtos específicos sempre que a pessoa sai de um processo de tintura de cabelo. O ideal é escolher um shampoo que não seja adstringente e que não tenha sulfato na sua fórmula. Estes produtos acabam promovendo uma limpeza mais agressiva, que pode ser demais quando os fios passam pelo processo de coloração. Também é muito importante intensificar o trabalho de hidratação. 

Não utilize água muito quente nos fios

Uma das principais dificuldades que as pessoas podem enfrentar em pintar os fios dos cabelos durante o inverno acaba sendo os cuidados posteriores. É preciso lavar os cabelos com os produtos adequados, mas é muito importante conseguir manter os fios longe da água muito quente. Essa temperatura deixa os fios mais sensíveis, tornando eles mais quebradiços. Além disso, a maioria das tintas acabam perdendo muito do seu potencial quando as pessoas lavam os fios com água muito quente. 

Deixe os fios mais naturais possíveis

Muitas pessoas pintam os cabelos para situações específicas, e as pessoas que possuem cabelos longos geralmente acabam apelando para ferramentas térmicas, como a chapinha. Mas é muito importante tentar deixar os fios dos cabelos mais naturais possíveis, pelo menos nos primeiros 15 dias depois que eles são tingidos. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: