Topo

5 verdades "dolorosas" relacionadas à perda de peso

Comente

O verão chegou e o carnaval já está prestes a começar. É nessa hora que muita gente começa a correr atrás do prejuízo em busca de dietas e remédios milagrosos que prometem ajudar na perda de peso em tempo recorde.

Mas verdade seja dita, não há praticamente nenhum método milagroso que ajude a perder peso e seja comprovadamente sem efeitos colaterais. Por mais que alguns possam até funcionar por alguns dias, dificilmente alguém encontrará algo permanente, de modo que a tendência é que o peso logo esteja de volta, podendo surgir até mesmo em dose dupla.

Mas essa é só uma das verdades relacionadas à perda de peso. O assunto reserva outros fatos igualmente interessantes que mostram que, embora seja simples e possível emagrecer, isso está longe de ser algo fácil.

Confira algumas verdades cruéis sobre a perda de peso

Seu corpo trabalha contra você

O seu corpo sempre percebe quando você começa uma reeducação alimentar e passa a cortar as calorias extras. O que denuncia seus novos hábitos para ele são os hormônios leptina e grelina, que estão ligados ao metabolismo e o emagrecimento.

A grelina é o hormônio responsável por enviar a mensagem ao cérebro dizendo que o corpo está com fome, já a leptina envia a mensagem de que o corpo já está saciado e não precisa de comida.

De acordo com especialistas, quanto maior a quantidade de leptina e/ou de grelina no organismo, maior é a dificuldade para perder peso no início do tratamento. Quando se inicia uma dieta com os hormônios desregulados, o indivíduo tem a sensação de fome o tempo todo.

Não existem soluções rápidas

Está claro que, quanto mais restritiva for a dieta, maior será a vontade de quebrá-la. E por mais que seja possível perder peso com esse tipo de dieta milagrosa, há também uma grande chance do peso voltar logo ou desse “regime” trazer sequelas.

Por isso mesmo, o indicado é fugir de dietas milagrosas que cortam alimentos saudáveis, o correto é buscar ajuda de um profissional qualificado, que pode mostrar as reais necessidades do corpo e traçar metas claras, sempre respeitando o estilo de vida e ritmo metabólico.

Leia também:

Só exercício não ajuda a perder peso

Sim, a prática de atividades físicas ajuda a ter um estilo de vida saudável, prevenindo doenças e auxiliando na perda de peso. O detalhe, porém, é que só praticar exercícios não vai mudar muito os números na balança.

Não adianta muito queimar calorias se não consome alimentos de qualidade nutricional. Comer o que quiser e acreditar que só os exercícios vão ajudar a perder peso, além de ser uma ilusão, pode até colocar a saúde em risco. Para se ter uma vida saudável é preciso combinar boa alimentação com exercícios físicos.

Remédios para emagrecer não funcionam sozinhos

Os chamados “remédios para emagrecer”, podem funcionar como um estímulo em pessoas que possuem dificuldades em seguir a dieta, mas, esse tipo de medicamento só deve ser usado com indicação médica, o que normalmente só é indicado em casos onde a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos feitos corretamente não está fazendo muita diferença na perda de peso.

Mesmo esses medicamentos indicados por médicos, no entanto, não podem fazer milagres, ou seja, ninguém deve confiar somente neles para a perda de peso. É importante controlar a alimentação e praticar atividades físicas, além de tomar o remédio para conseguir perder peso.

Caso o medicamento seja consumido sem atividades físicas e alimentação saudável, corre-se o risco de ganhar os quilos perdidos após interrupção no uso.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: