Topo

5 regiões inusitadas onde o câncer pode se alojar no corpo - Veja

1.00 / 5 - 1
Comente

A importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer tem sido cada vez mais difundida na mídia nos últimos anos, apesar disso, de modo geral são os tipos de câncer mais conhecidos que acabam ganhando atenção nos veículos de comunicação.

A lista inclui câncer de mama, próstata, pulmão e pele, mas embora esses estejam entre os mais comuns, o fato é que existem outros igualmente preocupantes que podem ser identificados em lugares inusitados do corpo. A seguir você confere alguns dos casos.

Regiões do corpo que também podem ser afetadas por câncer

Câncer de cavidade nasal e seios paranasais

Câncer no nariz

Antes de qualquer coisa é importante dizer que, segundo especialistas qualquer célula que compõe a mucosa pode vir a ser cancerígena, mesmo que cada tipo de câncer possa se manifestar de forma distinta. Dito isso, a região nasal pode sim alojar pequenos tumores cancerígenos.

Um dos sintomas mais comum no caso é a congestão nasal que não melhora com o passar do tempo, outros sintomas incluem dores em acima ou abaixo dos olhos, dor e bloqueio de um dos lados do nariz, pressão nas orelhas, diminuição do olfato, secreção purulenta e até gotejamento nasal na parte superior do nariz e garganta.

Câncer de ânus

Câncer de ânus

Aqui o problema pode ser dividido em dois grupos, sendo um o do câncer de canal anal, que fica localizado acima da borda do ânus, e o câncer da margem anal, que fica localizado abaixo da borda do ânus.

A doença pode se espalhar de um local para outro, o que torna difícil uma definição sobre sua origem com o passar do tempo. A lista dos principais sintomas do câncer do ânus inclui sangramento retal, alteração no diâmetro das fezes, aumento no tamanho dos gânglios linfáticos na área do ânus e virilha, e ainda a coceira.

Leia também:

Câncer de glândulas salivares

Câncer nas glândulas salivares

Especialistas alertam para o fato de que os muitos nervos e estruturas que ficam nas proximidades das glândulas salivares também podem ser afetadas por tumores cancerígenos.

Um dos principais sintomas da doença são nódulos e dores no rosto, boca e pescoço, além da diferença no tamanho e formato de um dos lados do pescoço e do rosto. A lista de sintomas inclui ainda fraqueza em parte do rosto, dormência e dificuldade em engolir e abrir a boca.

Câncer de vagina

Câncer na vargina

Embora pouco difundido, o câncer na região genital feminina é uma realidade. Estima-se que quase ¾ (mais precisamente 70%) dos casos de câncer de vagina sejam de células escamosas que compõem o revestimento epitelial da região.

Dito isso, o problema costuma ser mais comum na parte superior do órgão, próximo ao colo do útero, possuindo um lento desenvolvimento. Além disso, os tumores que começa nas células glandulares, conhecidos como adenocarcinomas, respondem por 15% dos casos.

O melanoma e o sarcoma são outros tipos de câncer que podem aparecer na região, mas esses ocorrem com frequência menor.

Câncer de olho

Câncer nos olhos

Os olhos também fazem parte da lista de partes do corpo propensas a câncer, os tipos mais comuns, por exemplo, são o Melanoma Intraocular e o Linfoma Intraocular.

O primeiro caso embora seja o mais recorrente, é ainda bastante raro, desenvolvendo-se dentro do globo ocular de adultos. O segundo, tem origem nas células do sistema imunológico conhecidas como linfócitos.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: