Topo

4 indícios de que seu computador foi infectado por vírus ou malware

4.00 / 5 - 1
Comente

Quem navega na internet sabe que as ameaças à segurança e privacidade estão por toda parte, pelo que, nem mesmo o melhor dos antivírus pode garantir uma proteção completa.

Isso acontece até porque alguns vírus e malwares podem se instalar na máquina justamente para impedir o perfeito funcionamento dos programas de proteção, o que a médio prazo tende a se traduzir em uma tremenda dor de cabeça.

Como nem sempre é fácil detectar as ameaças reais em um computador – especialmente nesses casos em que o comportamento da máquina é alterado em benefício dos invasores – decidimos apresentar a seguir uma série de dicas que pode ajudar na identificação e correção do problema. Confira!

Veja os sinais que podem evidenciar infecções no PC

Computador infectado

Aparição repentina de popups

Os internautas que conheceram a web por volta dos anos 90 sabem que na época era bastante comum encontrar janelas que saltavam à face com propostas de instalações de programas falsos, jogos de cassino e até ofertas para sites de conteúdo adulto.

Os tempos mudaram, mas ainda hoje podem existir extensões maliciosas de navegadores que acabam jogando essas propagandas na tela do usuário sempre que qualquer site é acessado.

Quando sites comumente acessados começam a exibir publicidades além daquelas que normalmente eram exibidas antes, o usuário deve desconfiar de que há algo errado. Nesse momento o melhor a é procurar um programa que limpe os chamados “adware” dos navegadores. Uma boa opção nesse sentido é o Adw Cleaner, que é bem leve e tem usabilidade simplificada.

Leia também:

Antivírus inativo ou firewall desconfigurado

Quando o usuário decide fazer uma faxina de rotina no PC e percebe que o antivírus está desligado ou o firewall do Windows está inativo, é preciso desconfiar que há algo errado.

Esse é um claro indício de que o computador pode ter sido infectado por um malware capaz de abrir portas para outros invasores. Nesse caso o melhor é atualizar as definições de vírus, redefinir as configurações do firewall e executar uma limpeza completa na máquina para tentar localizar a ameaça.

Programas com falsas promessas de segurança

Agora aqui temos uma ameaça proporcionalmente inversa à do tópico anterior. Nesse caso ela geralmente é evidenciada por janelas que saltam à tela avisando que um novo programa de segurança foi instalado ou solicitando um clique para a instalação de um aplicativo de segurança que o usuário nunca baixou por vontade própria.

O melhor a fazer nesses casos é não clicar em nada dessa natureza e proceder imediatamente com uma limpeza no computador, procurando eliminar qualquer rastro deixado pelos eventuais malwares.

Sites redirecionando

E aqui temos um caso bastante comum nos últimos anos: o usuário digita para fazer uma busca no Google e quando menos percebe já foi direcionado para um outro sistema de buscas. Esse é um claro indício de que a máquina pode estar comprometida por vírus ou malware.

Nesse caso, assim como no caso das publicidades invasivas saltando à tela, a ameaça pode ter se instalado no navegador. Nesse caso é preciso limpar o cache e em seguida procurar e desinstalar quaisquer extensões desconhecidas que possam ter sido instaladas no browser. Se isso não resolver, programas como o Adw Cleaner podem novamente ser úteis.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: