Topo

5 problemas de saúde que quem não escova os dentes pode ter

4.00 / 5 - 2
Comente

A saúde começa pela boca. Essa é uma frase muito comum dita por profissionais da saúde, e trata-se de uma grande verdade. Por isso mesmo, é muito importante comer alimentos saudáveis e cuidar da higiene bucal com cuidados básicos, como escovar os dentes todos os dias, usar fio dental e visitar o odontologista regularmente.

Os cuidados com a higiene oral, além de prevenir cáries, ainda mantêm o corpo saudável em outros aspectos. A seguir você confere problemas inusitados que podem acontecer com quem não escova os dentes.

Coisas que podem acontecer por falta de higiene bucal

Coisas que podem acontecer por falta de higiene bucal

Diabetes

É claro que passar apenas um dia o outro sem escovar os dentes não resultará na doença, porém, quando a boca fica seca e possui um nível alto de bactérias, isso pode agravar o quadro de um problema já existente, como o caso da diabetes.

Se tiver a doença, o ideal é manter sempre por perto o fio dental e o chiclete sem açúcar, que podem ajudar na limpeza de resíduos de alimentos que porventura tenham ficado nos dentes.

Problemas cognitivos

Você sabia que se cuidar bem da sua saúde bucal hoje, poderá conferir ao seu cérebro uma melhor capacidade na medida em que vai ficando idoso? Algumas teorias sugerem que, doenças na gengiva causadas por má higiene bucal podem aumentar os riscos de desenvolver doença de Alzheimer, entre outros problemas cognitivos ao longo da vida.

Leia também:

Inflamações por estresse

O estresse pode influenciar em sua saúde bucal, isso porque ele e muito desgastante para o corpo, seja por causa do trabalho ou alguma relação emocional. O problema é que, como a carga diária de estresse já pode por si só contribuir para problemas no corpo, a ausência da escovação pode acabar resultando no surgimento de pequenas inflamações na boca. Cuidar da higiene oral mesmo na correria do dia a dia, portanto, pode ser beneficio a saúde.

Osteoporose

Cuidar da saúde dos dentes e da língua, contribui para a saúde dos ossos, pelo menos na parte que se encontra na boca. De acordo com especialistas, bactérias presentes entre as bochechas podem decair o tecido cognitivo que mantêm os dentes fixos no lugar, podendo ainda comprometer a força do sistema imunológico do corpo, afetando eventualmente até a ingestão.

A perda óssea que ocorre na velhice, entre outros problemas de saúde, já foram associadas à má higiene bucal em determinadas teorias.

Doenças cardíacas

A proliferação de bactérias na boca, pode criar um terreno fértil para patógenos associados ao acúmulo de placas nas artérias. Essas placas arteriais por sua vez, podem aumentar os riscos de ataque cardíacos e acidente vasculares cerebrais.

Higiene bucal em dia

Para manter a boa higiene bucal, o melhor é seguir orientações de profissionais, o que inclui:

  • Usar fio dental pelo menos uma vez ao dia – de preferência antes de deitar;
  • Substituir escovas de dentes no intervalo de três a quatro meses;
  • Não compartilhar escova de dente; e
  • Mascar chiclete sem açúcar para ajudar na limpeza oral quando a escovação não for uma alternativa.

Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: