Topo

5 benefícios que o chá-mate pode trazer à saúde

Comente

Ilex paraguariensis é um nome pouco conhecido, no entanto, é provável que você consuma diariamente ou já tenha consumido alguma bebida à base dela. Isso porque trata-se da erva usada para o preparo do chimarrão, tereré e até para um chá-mate. E o mais interessante é que ela traz inúmeros benefícios ao corpo.

Apesar do que foi dito, porém, especialistas afirmam que pesquisadores ainda buscam encontrar uma maneira mais eficiente de obter os nutrientes que resultam em melhorias na saúde. Enquanto isso não acontece, uma opção pode ser consumir o chá-mate das folhas, já que os de saquinho podem contar com outras partes da planta, disfarçando assim seus efeitos.

Seja como for, é importante que você saiba o que a bebida pode fazer ao seu organismo. A seguir você confere alguns dos possíveis benefícios. Veja!

Razões para consumir o chá-mate

Razões para consumir o chá-mate

Redução do colesterol

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina, consumir três doses diárias de cerca de 300 ml cada – ou seja, quase 1 litro por dia – do chá-mate, pode ajudar a reduzir em até 13% as taxas do colesterol ruim, o LDL, aumentando ainda o colesterol bom, o HDL.

De acordo com especialistas, isso ocorre porque o chá-mate contem algumas substâncias como alcaloides e glicídios, que são capazes de interagir com os ácidos biliares reduzindo a absorção de colesterol.

Proteção ao coração

O chá-mate também é rico em antioxidantes, o que ajuda na prevenção de doenças cardíacas. Ele ainda possui substâncias chamadas polifenóis, sendo estas também responsáveis por essa prevenção. Além do mais, apenas com a redução do colesterol, por si só, já ajuda a proteger o coração.

É antioxidante

Informações sugerem que a bebida possui também ácido clorogênico, um antioxidante que influência vários mecanismos do corpo, por meio da diminuição da oxidação celular, criando um equilíbrio metabólico.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Yerba Mate, na Argentina, a infusão de erva mate é uma importante fonte desses antioxidantes, causando proteção às células contra os radicais livres.

Leia também:

Estimula o cérebro

Segundo informações, a erva-mate ainda possui xantinas, substância muito parecida com a cafeína, o que ajuda na melhora do desempenho cerebral. Além disso, seguindo a crença de que o envelhecimento do cérebro acontece por oxidação dos neurônios, o chá pode contribuir por possuir polifenóis antioxidantes, o que de maneira indireta ajudaria a retardar esse envelhecimento.

Apesar disso, vale notar que é importante cuidado no consumo da bebida, pois estima-se que em excesso ela pode causar irritabilidade e insônia.

Ajuda no emagrecimento

A erva também possui efeito termogênico, ajudando a acelerar o metabolismo e aumentar o gasto calórico em repouso. Não obstante, ela também possui ação lipolítica, que ajuda na queima de gordura em excesso. Vale notar que, quando a bebida é consumida em uma dieta equilibrada é mais fácil ver a diferença na balança.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: