Topo

7 maneiras de aproveitar frutas e vegetais velhos

Comente

Quando alguns alimentos naturais maduram além da conta, chegando perto de passar do ponto, muita gente acaba os descartando por achar que já não há mais o que fazer com eles. Um ledo engano.

Quando o alimento ainda não está de fato estragado, é possível evitar esses desperdícios reaproveitando as frutas e vegetais de maneira inteligente. A seguir você confere alguns exemplos. Veja!

Meios de reaproveitar frutas e vegetais

Meios de reaproveitar frutas e vegetais

Tomate

Quando o tomate estiver mole de mais por estar há muito maduro, não jogue fora. Ele pode não estar bom para uma salada, mas pode ser usado para o preparo de um molho. O molho de tomate caseiro pode ficar na geladeira por dois a três dias e no congelador por até seis meses. Seu uso pode ser no preparo de macarrão, ensopados e até molho de churrasco.

Uvas

Quando as uvas começarem a fica macias de mais, separe-as do talo, lave-as e seque bem. Em seguida coloque em um saco plástico e armazene no congelador. Após congeladas elas podem ser usadas na preparação de sucos.

Bagas

As bagas, na linguagem comum, são frutos carnudos com sementes, tais como morango, mirtilos e framboesa. Essas frutas costumam estragar com facilidade, por isso quando perceber que estão querendo passar do ponto, a dica é congelá-las separadamente e depois colocá-las em um saco plástico fechado. Essas frutas podem ser usadas posteriormente para preparo de smoothies, compotas ou sorvetes caseiros.

Ervas

As ervas são alimentos que rapidamente murcham e assim já não parecem mais tão apetitosas para serem usadas em receitas. Para aproveitá-las sem desperdícios, pique-as e misture com azeite, levando em seguida para congelar em forma de gelo ou recipiente raso. Dessa forma ela pode durar até seis meses.

Maçã

Quando a maçã já não estiver tão bonita, rale os pedaços que estiverem saudáveis e use-os em saladas.

Leia também:

Citros

As frutas cítricas normalmente duram mais tempo, podendo permanecer saudáveis por até duas semanas. Mas se você comprou em grande quantidade e já está ultrapassando o prazo de validade das mesmas, o melhor é descascar e congelar para que possam ser consumidas posteriormente.

Outra dica é espremer o suco e armazenar na geladeira, isso pode fazer com que o alimento dure mais alguns dias. E se não for usar é só congelar o suco para reaproveitá-lo posteriormente.

Vegetais

Vegetais como pepino, pimentão, rabanete e cenouras normalmente duram um bom tempo na geladeira, mas mesmo assim eles podem murchar dependendo do prazo em que permanece lá.

Se perceber que já estão passando do ponto, prepare uma conserva que poderá ser usada como petisco e preparo de lanches. Uma ideia para preparar a conserva é usar para uma panela pequena, uma xícara de vinagre branco, um terço de açúcar e sal. Na própria internet existem receitas interessantes que ajudam a preparar corretamente uma boa conserva.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: