Topo

8 dicas para planejar o cardápio semanal nos finais de semana

Comente

Manter uma alimentação saudável tem se tornado um grande desafio para muita gente, afinal, a jornada de trabalho do dia a dia costuma ser extensa e quase sempre em um lugar distante de casa. Diante desse cenário, o caminho mais curto parece ser o fast food ou a comida pronta de modo geral, mas a verdade é que em alguns casos isso pode trazer prejuízos à saúde.

Para encontra o meio-termo, portanto, muita gente vem aderindo ao planejamento semanal do cardápio, que facilita assim os afazeres do dia a dia e ao mesmo tempo ajuda obter uma alimentação mais saudável. Dessa forma, com a comida caseira sendo preparada de forma mais rápida, mesmo quem trabalha fora consegue se programar para comer melhor diariamente.

Uma dica valiosa para seguir esse caminho, é fazer a programação do cardápio e usar os finais de semana para deixar tudo pronto. Na sequência você confere outras sugestões que vão ajudar nesse sentido. Confira!

Dicas para preparar o cardápio semanal com comida caseira

Dicas para preparar o cardápio semanal com comida caseira

Segredo de uma alimentação saudável

Como já falamos, um grande truque para uma boa alimentação no dia a dia é aproveitar o fim de semana, mas isso não significa comprometer todo o seu fim de semana. O segredo é convocar a família ou até mesmo amigos que estiverem por perto para auxiliar no planejamento e preparo do cardápio, seja picando, lavando ou descascando alguns alimentos.

Preparos que podem ser feitos no sábado

Antes de qualquer outra coisa, é preciso marcar no calendário a quantidade de refeições que você pretende fazer, definindo nesse caso se vai preparar marmitas para os dias de trabalho ou fará apenas o lanche e o jantar.

Preparo do cardápio

O passo seguinte é escolher as receitas que pretende preparar para semana. Uma dica é escolher pratos que se renovam, como por exemplo, um frango assado que pode ser o complemento do prato hoje, se transformar em uma farofa ou salada amanhã, e no dia seguinte ser útil como recheio de um lanche. Escolher pratos que podem ser reciclados ajuda a poupar tempo.

Lista do supermercado

Faça uma lista do que comprar e em seguida um plano, procurando dar sempre preferência nas receitas do início da semana. Isso significa que as folhas verdes, por exemplo, devem ser preparadas em forma de salada logo no início da semana, deixando os ingredientes mais duradouros para depois. Isso ajuda a deixar o cardápio com comida fresca sempre.

Leia também:

Preparos para ser feito no domingo

Procure preparar suas refeições da semana visando sempre os legumes que duram mais tempo, como as cebolas, batatas, cenouras, brócolis, pimentões e abóboras, por exemplo. Não esqueça de lavar bem, secar e armazenar os ingredientes de forma correta, cada um em um saco plástico selado.

Armazenamento dos alimentos

Saiba a maneira certa de armazenar cada alimento para não comprometer sua integridade. No caso de carnes como peixes, frangos, carnes vermelhas e de porco, procure separar por porções e congelar, assim você só precisa descongelar o que for usar no momento, evitando desperdício e contaminação do produto.

Preparo prévio dos pratos

Aproveite o domingo para fazer o pré preparo de massas, pensando sempre na quantidade de pessoas que vai comer na porção de cada um. Armazene na geladeira a massa pré-cozida separada por porção, já considerando quanto será usado em cada preparo.

Poupar tempo

Lembre-se de fazer, pelo menos, uma receita completa e armazená-la congelada. Pode ser uma lasanha light ou mesmo um guisado. Lembrando sempre de fazer uma porção maior que de costume, para que o prato possa ser servido em mais de uma dia.

Depois de pronta é só separar por porção e congelar. Esse prato poderá ser usado em dias em que você não está muito a fim de cozinhar, dessa forma basta levar o preparo ao forno e esperar ficar ao ponto.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: