Topo

Curiosidade sobre os gatos no dia a dia

Comente

Os gatos possuem diversos comportamentos que podem ser considerados um tanto quanto estranhos para as pessoas, especialmente aquelas que estão tendo os seus primeiros contatos com os felinos. Os gatos costumam subir na cama, dar muito carinho e ronrona no ouvido das pessoas. E isso costuma acontecer antes mesmo da pessoa acordar.

Mas existem diversos indícios que acabam demonstrando que os gatos se adaptam a rotina dos humanos, e isso faz com que eles tenham comportamentos diferentes durante a manhã. Aquela velha historia de quem os gatos realmente pedem para que os humanos acordem tem um fundo de verdade, mas nem sempre é porque apenas “eles querem sair”.

Curiosidade sobre os gatos no dia a dia

Confira algumas curiosidades sobre o comportamento dos gatos no dia a dia e no seu relacionamento com os humanos.

Se adapta à rotina

Veja também:

Uma das principais características dos gatos é o fato de que os gatos se adaptam de uma forma muito mais rápida do que outros animais. Por isso, os felinos podem acabar sabendo mais ou menos a hora que você vai acordar, e chegar alguns minutinhos mais cedo na cama para ronronar no seu ouvido. Por isso, vai ficar difícil ter uns minutos a mais de sono.

Ele vai entender seu final de semana

Como ele vai aprendendo mais sobre a sua rotina, é muito provável que ele acaba entendendo também que o seu humano terá alguns dias na semana em que vai acordar mais tarde. Os gatos vão aprendendo mais sobre o final de semana, e o seu relógio interno vai aprendendo mais sobre a folga. E ele vai acabar dormindo até mais tarde nestes dias também.

Gatos percebem quando as pessoas estão prestes a acordar

Um outro comportamento bastante comum entre os felinos é o fato de que eles conseguem perceber momentos antes da pessoa acordar. Isso acontece basicamente devido ao ciclo de sono dos humanos, que é dividido em cinco fases, que vão do sono leve (quando qualquer barulhinho é capaz de fazer a gente acordar) até o mais pesado (quando nem uma sirene tocando dentro do quarto nos despertaria). Dependendo do ciclo, a respiração, o batimento cardíaco e a movimentação de cada indivíduo podem ser mais ou menos agitados, e os gatos percebem isso, aproximando-se dos seus tutores quando estes demonstram estar na fase do sono leve, que geralmente antecede o despertar.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: