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30 dicas importantes para readquirir o peso ideal

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O verão chegou, mas a verdade é que muita gente ainda está em busca do corpo perfeito, visando é claro, aproveitar em grande estilo os prazeres da estação. O detalhe, porém, é que ainda hoje algumas pessoas buscam o peso ideal por meio de dietas restritivas, o que dependendo da escolha, pode até trazer sérios riscos à saúde.

Diante disso, o melhor a fazer é recorrer à opinião de nutricionistas para encontrar o melhor caminho. De modo preliminar, no entanto, quem espera perder peso com saúde precisa considerar alguns cuidados e até mesmo a mudança de determinados hábitos. A seguir você confere algumas dicas. Veja!

Dicas para reconquistar o peso ideal sem abrir mão da saúde

Dicas para reconquistar o peso ideal sem abrir mão da saúde

  1. Não caia na besteira de entrar em dietas muito restritivas ou que prometem uma grande perda de peso em poucos dias. Isso pode até trazer algum resultado imediato, mas além de colocar a saúde em risco, a mudança no corpo não tende a ser permanente.
  2. Faça anotações de tudo o que você consome durante o dia, dessa forma fica mais fácil perceber o que anda comendo e o que não traz benefícios à saúde, assim é possível corrigir a alimentação. De acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde, a presença de feijão e hortaliças na mesa das famílias brasileiras diminuiu, enquanto o consumo de gordura aumentou, logo, policiar a alimentação é uma exelente forma de evitar o consumo de itens indevidos no dia a dia.
  3. Crie uma rotina alimentar e tenha um horário certo para cada refeição, ou seja, café, almoço e janta.
  4. Crie um cardápio com cinco refeições ao dia, todas com horários marcados. E mais importante que isso: cumpra o previsto.
  5. Crie o hábito de estudar os rótulos dos alimentos. Na maioria das vezes os produtos light trazem uma redução mínima na quantidade calórica em relação ao alimento comum, nesse caso nem compensa a troca.
  6. Dê preferência aos alimentos integrais, esse tipo de alimento é rico em nutrientes e fibras, que só trazem benefícios ao organismo.
  7. Outra dica é consumir leites e derivados desnatados. Por possui uma menor quantidade de gordura eles ajudam a manter a refeição com menos colesterol e calorias.
  8. Evite o consumo de embutidos como mortadela, salame e presunto. Esse tipo de alimento possui uma grande quantidade de gordura, colesterol e sódio.
  9. Se for consumir embutidos, dê preferência aos que possuem menos gordura, como, por exemplo, o peito de peru.
  10. Evite passar mais de 4 horas sem se alimentar, pois corre-se o risco de comer uma quantidade maior do que deveria na refeição seguinte.
  11. Procure fazer lanches entre as refeições, pequenas porções de alimentos saudáveis ajudam evitar comer além do necessário nas refeições importantes.
  12. Quando for fazer os lanches, escolha alimentos fáceis de serem obtidos e carregados na bolsa, como por exemplo, iogurte, barrinha de cereais, frutas e bolacha salgada.
  13. Escolha dois tipos de frutas para comer diariamente. Nos casos de frutas como maçã, pêra e uva, consuma com casca.
  14. Inclua também em seu cardápio diário alimentos como salada e legumes, deixando assim o prato mais colorido e saudável.
  15. Evite preparar alimentos calóricos, tais como gratinadas, fritas, pratos à parmegiana, à milanesa e quatro queijos.
  16. Quando for consumir salada, evite temperar com molhos. Em vez disso, use suco de limão e vinagre ou até mesmo ervas.
  17. O consumo de azeite é benéfico a saúde, pois ele possui gorduras boas para o coração. Apesar disso, evite o excesso, pois ele é calórico.
  18. Evite o consumo de doces, principalmente bolos recheados, tortas, bomba de chocolate, entre outros alimentos calóricos.
  19. Coma sanduíches naturais em vez de comer fast-foods.
  20. Para o preparo de sanduíche natural escolha atum ou sardinha em conserva, mas escolha a versão light, conservada em água, não em óleo.
  21. Dê preferência a carnes com menos calorias, como peixe, frangos e cortes magros de carne bovina.
  22. Ao consumir frango, evite prepará-lo com pele.
  23. Para se refrescar escolha picolé de fruta natural em vez de sorvete de massa.
  24. Outra forma de se refrescar consumindo pouca caloria é ingerindo suco natural de frutas.
  25. Outra opção saudável e refrescante é a água de coco, mas cuidado com a quantidade, pois ela pode ser calórica. Um copo pequeno de 200 ml pode conter até 40 calorias. O indicado é consumir apenas um coco por dia e beber muita água mineral.
  26. Evite o consumo de bebidas gaseificadas, mesmo aquelas que não possuem calorias.
  27. Não vá ao supermercado com fome. Isso só faz aumentar a vontade de levar para casa alguns doces e salgadinhos.
  28. Beba pelo menos, 2 litros de água por dia.
  29. Evite o consumo excessivo de café, consuma no máximo, 4 xícaras por dia.
  30. Ao começar uma refeição, inicie com uma grande porção de salada composta de folhas e legumes cozidos, só depois passe para o prato principal.

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