Bolo Merengue de Avelãs

Essa receita já foi acessada por 3367 pessoas. Não perca tempo e prepare você também esta deliciosa Receita de Bolo Merengue de Avelãs.
Publicado em

Comente

Ingredientes

  • 65 g de avelãs
  • 4 claras de ovo
  • 225 g de açúcar
  • 225 g de framboesas frescas
  • Açúcar de confeiteiro peneirado para decorar
  • Creme de confeiteiro:
  • 300 ml de leite semidesnatado, mais 2 colheres de sopa complementares, se necessário
  • 1 vagem de baunilha, aberta no sentido do comprimento
  • 3 gemas de ovo
  • 30 g de açúcar
  • 15 g de farinha de trigo
  • 15 g de maisena

Receita Bolo Merengue de Avelãs


Modo de Preparo

  1. Torre as avelãs num tabuleiro até ficarem douradas. Deixe esfriar. Pique algumas grosseiramente para usar na decoração e reserve; triture o restante das avelãs num moedor ou no processador de alimentos.
  2. Preaqueça o forno a 140°C. Forre dois tabuleiros com papel-manteiga e desenhe um círculo de 20 cm de diâmetro em cada pedaço de papel.
  3. Numa tigela grande, bata as claras em neve. Aos poucos, acrescente o açúcar, uma colher de sopa de cada vez, e continue a bater por 1 a 2 minutos ou até o merengue estar espesso e brilhante. Com uma colher de metal, adicione as avelãs moídas ou picadas.
  4. Divida o merengue entre os dois tabuleiros e espalhe-o igualmente dentro dos círculos desenhados no papel. Asse por 1¼ hora ou até que os merengues estejam prontos e possam ser facilmente removidos do papel. Vire os tabuleiros no meio do tempo de cozimento para que os merengues ganhem cor por igual. Solte os merengues do papel e deixe-os esfriar completamente nos tabuleiros.
  5. Para preparar o creme de confeiteiro, coloque o leite numa panela e espere ferver. Junte a vagem de baunilha e retire do fogo, e deixe em infusão por 30 minutos.
  6. Bata as gemas com o açúcar por 2 a 3 minutos ou até ficarem esbranquiçadas. Peneire a farinha de trigo e a maisena e bata para misturar. Retire do leite a vagem de baunilha e, com uma faca afiada, raspe as sementes de baunilha no leite. Despreze a vagem. Ponha o leite para ferver e, assim que levantar fervura, acrescente-o gradualmente à mistura de gemas.
  7. Leve novamente a mistura à panela e espere ferver, mexendo constantemente com uma colher de pau ou batedor. Quando estiver espessa, deixe ferver em fogo brando por 1 minuto, mexendo sem parar. Retire do fogo. Cubra a superfície do creme com papel impermeável molhado e deixe esfriar. (Tanto o merengue quanto o creme podem ser feitos com um dia de antecedência; guarde os merengues num recipiente hermético e o creme de confeiteiro numa tigela coberta na geladeira.)
  8. Monte o bolo com antecedência de, no máximo, 1 hora. Ponha um dos merengues num prato de servir, com o lado achatado para cima, e espalhe sobre ele o creme (se estiver muito grosso para ser espalhado, bata com a quantidade complementar de leite). Espalhe sobre o creme dois terços das framboesas e coloque por cima o segundo merengue. Decore com o restante das framboesas, as avelãs torradas picadas grosseiramente e uma fina camada de açúcar de confeiteiro. Para servir, corte em fatias grossas com uma faca afiada.

Pronto! Agora, basta saborear esta delícia receita de Bolo Merengue de Avelãs.

Imprimir Receita Imprimir Lista de Compras Enviar Receita por E-mail


Quer colaborar com esta receita?

Participe enviando suas sugestões ou correções. A foto da sua receita também pode aparecer aqui!







Nota: Caso alguma receita cadastrada em nosso site seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, por favor entrar em contato pelo link no rodapé do site.





    Comentários (0) Postar um Comentário

    Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!