Topo

Veja dicas para cuidar e lidar melhor com seus pratos de porcelana

Comente

As louças de porcelana são conhecidas por serem peças elegantes, porém, muito frágeis. É devido a essa fragilidade, aliás, que muitas pessoas optam por usar esse tipo de peça apenas em ocasiões especiais, objetivando é claro a preservação das mesmas.

Apesar de tudo, porém, o fato é que nem todo mundo consegue ter cuidado suficiente para evitar que essas peças acumulem sujeiras e impurezas ou mesmo se quebrem eventualmente.

Sabendo disso, portanto, decidimos apresentar a seguir uma lista de dicas que podem auxiliar até mesmo quem gosta de usar com frequências os pratos ou outras peças de porcelana. Confira!

Veja cuidados para lidar com louças de porcelana

guardar-pratos-porcelana

Lavar ou não com esponja de aço?

Lavar as louças de porcelana com uma esponja de aço pode ser um erro em alguns casos, no entanto, em outros não representa nenhum problema. As peças brancas, além das refratárias e de decoração feitas em queima especial, podem perfeitamente ser lavadas com esponja de aço.

Já as peças que possuem decorações e filetes coloridos, por exemplo, demandam um cuidado maior. Dito isso, o uso de uma esponja de aço deve ser evitado principalmente em peças possuem filete em ouro, platina e prata, pois isso ajuda evitar arranhões e desgastes.

Leia também:

Nem todas as peças podem ser levadas ao forno de micro-ondas

Esse é um erro que muita gente comete. As peças brancas e as que possuem decoração em queima especial em sua maioria até podem ir ao micro-ondas sem maiores problemas, apesar disso, porém, as peças que possuem decorações e filete coloridos podem causar problemas, pelo que o melhor é evitar o uso nesses casos.

Vale ressaltar ainda que as peças que possuem filete de ouro, platina ou prata, não devem ir ao micro-ondas em hipótese alguma.

Uso da máquina de lavar na limpeza das porcelanas

Aqui são somente as peças brancas que podem ser levadas à máquina de lavar louças. Evite, portanto, inserir na máquina as peças que possuem decorações coloridas ou com filete e decoração em ouro, platina e prata.

Além disso, fique atenta ao tamanho de sua peça de porcelana para saber se é compatível com o tamanho da máquina de lavar, nem todas as peças de porcelana cabem em todas as máquinas.

Remoção de riscos provenientes da utilização de talheres

Nos casos de riscos recentes causados por talheres nas louças de porcelana, a dica é usar talheres, basta usar saponáceo para eliminá-los. Já em relação aos riscos antigos e mais fortes, o melhor é fazer uso de semorim ou outro tipo de anti-ferrugem. Em ambos os casos o produto deve ser aplicado por apenas alguns segundos.

É importante esclarecer que o que ocorre na verdade na maioria das vezes é um desgaste do metal e não exatamente um risco na peça. Normalmente isso ocorre com talheres mais sofisticados, já que são produzidos com material mais nobre e consequentemente mais duro.

Outra dica válida para eliminar esses riscos e manchas que os talheres deixam eventualmente, é usar um produto chamado “Pasta Cristal”.

Cuidados gerais

Evite deixar alimentos ácidos por longo período em um prato de porcelana. A dica é lavar a louça o mais rápido possível com detergente e esponja macia.

Além disso, durante o armazenamento procure colocar entre os pratos algo como guardanapo, toalha de papel, ou as almofadas de espuma que costuma acompanhar a embalagem original. Isso ajuda a evitar arranhões e desgaste das peças. Jamais coloque também as porcelanas em contato direto com o fogo, isso pode resultar em rachaduras.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: