Topo

Veja como escolher beterraba e outras dicas sobre conservação e consumo do alimento

Comente

Muita gente tem dúvidas quanto à compra, conservação e até o preparo da beterraba, mas o fato é que não existem grandes segredos quanto a isso.

O alimento que pode ser consumido tanto frio como quente, tende a deixar qualquer refeição mais saudável e bem elaborada. E sabendo disso, então, decidimos listar a seguir algumas dicas importantes para quem espera elaborar bons pratos com o item mas não sabe exatamente como lidar com ele no dia a dia. Confira!

Dicas de compra, preparo, conservação e consumo a beterraba

Receitas com beterraba - bolo

Como escolher a beterraba

Muita gente pensa que o tamanho da beterraba é um fator determinante na hora da escolha, no entanto, isso é um grande equívoco. De acordo com especialistas, o tamanho do alimento não é o mais importante, mas sim o fato de ter uma casca uniforme e firme ao toque.

Além disso é importante dizer que as beterrabas com aparência esponjosa ou enrugada já não estão mais frescas, pelo que o ideal é escolher as que possuem as folhas firmes e com coloração viva. Nesses casos elas podem ser consumidas refogadas ou juntamente com a salada.

Leia também:

Como conservar a beterraba

Para conseguir conservar a beterraba mantendo o frescor da mesma, a dica é retirar todas as folhas rente ao talo e armazená-las na geladeira em um saco plástico. Dessa forma ela pode ser conservada por até quinze dias.

Agora no caso de querer usar também as folhas, o melhor é conservar na geladeira em recipiente plástico por apenas uma semana (no máximo). Caso queira congelar, o ideal é cozinhar o vegetal primeiro, mas tenha em mente que ela pode ficar muito mole quando descongelada.

Preparação da beterraba sem sujeira

As beterrabas podem ser consumidas ainda cruas, mas também ficam saborosas se consumidas assadas ou cozidas. Uma dica para evitar que as formas fiquem manchadas pela beterraba é cozinhá-las ainda com casca.

Além disso, se quiser assá-las no forno, forre a forma com papel alumínio. Após esfriar descasque, para saber se a beterraba já está cozida a espete com uma faca. Nesse caso ela deve estar macia o suficiente para que a faca entre sem esforço.

Como combinar beterraba com outros alimentos

Normalmente as pessoas preparam a salada de beterraba com cenoura, mas a beterraba também é ótima para combinar com laranja, principalmente em sucos e queijos cremosos, como os de cabra.

A beterraba também pode ser combinada ainda com nozes e cominho ou até mesmo com chocolate, sendo perfeitamente útil também em confeitarias, onde podem ser usadas em bolos e doces por causa de seu sabor doce e coloração rosada.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: