Topo

Dicas simples e práticas pra você armazenar, gelar e servir cerveja da forma correta

Comente

Quem não dispensa uma “breja” sabe perfeitamente que o bom mesmo é apreciar a bebida bem gelada, certo? O fato, porém, é que nem todo mundo sabe dar a devida atenção à cerveja para serví-la ao ponto ideal

Sabendo disso, portanto, decidimos apresentar a seguir uma lista de dicas imperdíveis para você conseguir armazenar, gelar e servir a bebida sem medo de ser feliz. Veja!

Dicas para cuidar bem de sua cerveja

Dicas para cuidar bem de sua cerveja

Armazenamento da bebida

O local ideal para se armazenar uma cerveja em casa é em uma adega climatizada. Em todo caso, para quem ainda não possui não há motivo pra pânico. Qualquer armário sexo, fresco e sem entrada de luz já é bom o suficiente para o armazenamento.

Vale dizer que, ao contrário das garrafas de vinho que devem ser armazenadas deitaas, as cervejas devem ser armazenadas em pé. Apesar disso, nos casos de cervejas não filtradas e que não passam por fermentação na garrafa, o ideal é deixá-la na posição vertical, para evitar que os sedimentos se acumulem no fundo.

Por último, mas não menos importante, as bebidas em hipótese alguma devem ficar expostas ao calor, luz e sol, pois isso pode deixá-la com sabor e aroma indesejado. Dito isso, ao perceber que a cerveja não está caindo bem, o problema pode ser o fato de a bebida ter sofrido alteração em sua essência devido à falta de cuidado.

Leia também:

Cuidados para não congelar a cerveja

Agora, se cerveja gelada é o que todo mundo quer, o mesmo não se pode dizer da congelada, afinal, ela não servirá pra absolutamente nada.

Especialistas recomendam deixar a cerveja apenas por algumas horas na geladeira antes de consumir, evitando deixá-la na porta, uma vez que há muita variação de temperatura na porta devido à abertura constante do eletrodoméstico.

É importante dizer também que, armazenar latas e garrafas no freezer pode levar a bebida a gelar além do ponto, o que é um grande erro. Quando a cerveja é congelada e descongelada ela perde níveis de carbonatação por causa da expansão do líquido e além disso a vedação da tampa pode ser perdida.

Diante disso, o balde de gelo pode ser uma solução bem mais atraente para o consumo rápido da bebida.

Cerveja estraga?

Assim como qualquer outro produto, as cervejas devem apresentar em seus respectivos rótulos a data de validade. Apesar disso, porém, isso não significa que elas sejam perecíveis logo após o prazo estipulado. Com o tempo o sabor e aroma da bebida pode tanto piorar como melhorar, e isso vai depender do tipo de cerveja.

Quanto mais álcool maior a temperatura

Os convidados podem até pedir, mas o fato de uma breja estar com temperatura abaixo de zero nem sempre a torna melhor. O frio da bebida faz as papilas gustativas da língua amortecerem, o que acaba prejudicando o sentido gustativo.

Para apreciar uma boa cerveja o ideal então é consumí-la em temperatura entre 2°C e 4°C no caso de bebida leve e pouco alcoólica. Já as cervejas mais encorpadas, com mais álcool e complexas, devem ser consumida entre 4°C e 8°C.

Espuma

É essencial que a cerveja tenha espuma, isso além de deixar a bebida mais atraente, tende a proteger seu aroma e ajudar a manter a temperatura.

Copo ideal

Existem diferentes tipos de copos para se servir e cada um tende a ressaltar as características da cerveja, mas ter uma coleção de copos diferentes é algo um tanto quanto desnecessário.

A tulipa taça, aquela que possui a base e boca larga é a peça coringa, essa vale a pena ter por perto sempre. E vale ressaltar que a forma com que a louça é lavada faz toda diferença, já que copos gordurosos impedem a formação da espuma – o mesmo ocorre com os resíduos de detergente. O ideal é enxaguar pelo menos duas vezes o copo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: