Topo

Veja como economizar no gás de cozinha com dicas simples e práticas

Comente

Para muita gente, a conta do gás costuma chegar de surpresa. Isso porque se não souber ao certo quanto tempo dura um botijão de gás na casa, ele poderá acabar a qualquer momento e te deixar na mão, apesar de que, mesmo tendo uma noção de quanto tempo dura, é sempre grande a possibilidade dele acabar no meio de algum preparo ou quando estiver reservando um dinheiro para usar em outra coisa.

O fato é que se você economizar um pouco no consumo de gás, essas surpresas desagradáveis poderão ser menos frequentes ou no mínimo adiadas. Veja a seguir algumas dicas de como economizar no gás chegando a reduzir o consumo em até 20%.

Dicas de cozinha para economizar gás

Dicas de cozinha para economizar gás

Primeiro passo para economizar o gás

O primeiro passo para economizar na conta de gás é investir em um fogão novo. E antes de ir comprar seu fogão, procure fazer pesquisas para saber qual marca e modelo é mais econômico em relação ao consumo de gás. Isso porque algumas marcas do aparelho consomem mais gás devido ao mecanismo interno e sua forma de funcionamento. Por isso escolha bem qual o modelo irá levar para casa.

Panela de pressão

Sempre que puder use a panela de pressão em seus preparos. É claro que nem tudo vai ficar bom ao ser preparado na panela de pressão, mas aqueles que você sabe que terá um bom cozimento nessa panela, faça nela. Isso porque a panela de pressão acelera o cozimento dos alimentos, o que reduz de forma considerável o tempo que a panela ficará no fogo.

Cada um no seu lugar

Outra coisa que você deve ficar sempre atento é saber colocar a panela certa sob o queimador certo. Não se iluda acreditando que o queimador maior irá aquecer mais rápido uma pequena panela, isso não passa de ilusão, uma vez que quando a chama sobra dos lados da panela ela acaba perdendo calor para o ambiente, aquecendo menos o fundo da panela.

Tampe as panelas

Quando for cozinhar, procure sempre fazer isso com as panelas tampadas. Dessa forma irá preservar o calor dentro da panela, o que reduz o tempo de cozimento e obviamente diminui o consumo de gás.

Panelas novas

Outra dica é substituir as panelas velhas por novas. Quando a penela possui base irregular e não há um contato direto com a base do fogão – ficando mais longe da chama do que deveria – isso gera uma perda de calor para o ambiente, fazendo com que o preparo do alimento leve mais tempo.

Deixe alimentos de molho

Para preparo de alimentos mais duros, como por exemplo, o feijão, procure sempre deixar de molho, seja em água fria ou morna, dessa forma passará menos tempo cozinhando, pois irá para o fogo mais macio, acelerando o processo de cozimento.

Cozimento com fogo desligado

Quando for utilizar a panela de pressão, conte dez minutos após ela pegar pressão e apague o fogo, seu feijão ou legumes irá continuar cozinhando mesmo com o fogo apagado, mas proporcionando economia no consumo de gás.

Leia também:

Cozimento a vapor

Outra dica para preparo de vegetais é cozinhar a vapor, além de ser mais saudável por manter os nutrientes do alimento, poderá ser preparado sob a água do cozimento de outros alimentos.

Passagem de ar

O ideal é que o fogão seja instalado longe das corretes de ar. Isso porque as correntes de ar na cozinha podem dispersar as chamas, fazendo com que o alimento leve mais tempo para ser preparado.

Sob a Limpeza

Por mais que seja um trabalho tedioso, procure sempre deixar limpo os queimadores e bocas do fogão, assim eles não impedirão a passagem do gás e os queimadores irão distribuir o gás para produzirem a chama como devem.

Posicionamento das panelas

O correto é posicionar as panelas no centro da chama para que possa aquecer por igual, reduzindo o tempo de preparo.

Sob o forno

Quando estiver assando algo, procure abrir a tampa do forno só em caso de necessidade. Isso porque, ao abrir o forno várias vezes há uma perda de calor, sem contar que com isso leva-se mais tempo no cozimento e preparo de bolos e tortas, por exemplo.

Outra dica é assar mais de um alimento por vez. Isso ajuda a economizar tempo e gás. Sempre fique de olho na cor das chamas, elas devem estar sempre na cor azul, se estiverem amareladas, o melhor é chamar um técnico, pois o gás pode estar desregulado e vazando, o que além de tudo é um risco.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: