Topo

Os maiores mitos e verdades sobre truques famosos da cozinha

Comente

Quando uma pessoa começa a prender a cozinhar, é comum buscar dicas de pessoas mais próximas e experientes. O detalhe, porém, é que muitas das dicas válidas acompanham também algumas crendices populares sobre a melhor forma de preparar uma refeição, e nem todas fazem sentido.

Pensando nisso, apresentamos a seguir alguns mitos e verdade da cozinha para que você saiba se está fazendo o certo ou apenas perdendo tempo com dicas que não fazem sentido na hora do preparo do prato.

Mitos e verdades sobre dicas de cozinha

Se a faca estiver bem afiada você não vai chorar ao cortar cebola

Verdade – ao cortar cebola com uma faca sem corte, você acaba espremendo mais do que cortando e isso faz com que haja liberação da substância que faz chorar. Isso significa que com uma faca mais amolada você irá cortar a cebola com precisão, o que diminui a liberação dessa substância.

Não se deve ferver o creme de leite pois ele talha

Mito – sim é possível ferver o creme de leite sem que ele talhe. Na verdade o creme de leite só talha quando combinado a algum ingrediente ácido, como por exemplo, o molho de tomate. Uma dica para misturar o creme de leite ao molho de tomate sem que talhe rapidamente, é misturar o molho com o fogo desligado, dessa forma retem o processo.

Retirar a parte branca do limão faz com que o suco ou a caipirinha não fique amargo

Verdade – Isso porque os compostos fenólicos amargos do limão estão concentrados em sua casca e na parte branca da fruta.

Não é bom guardar ovos na porta da geladeira

Verdade – Mesmo que o porta ovos da geladeira seja localizado na porta, o correto é armazenar os ovos em um recipiente fechado na parte baixa da geladeira. Dessa forma ele não irá ficar exposto a aromas e nem a mudanças bruscas de temperatura com o abrir e fechar da porta.

Quando a carne é descongelada não deve ser congelada novamente

Mito – se o processo de descongelamento for realizado dentro da geladeira, não tem nenhum problema em congelar novamente. Porém, com isso a carne acaba perdendo a qualidade e ficando ressecada e escura.

Leia também:

O açúcar retira a acidez do molho de tomate

Mito – na verdade ao adicionar açúcar ao molho de tomate ele só irá mascarar sua acidez. A melhor forma de retirar a acidez do molho é adicionar bicarbonato de sódio, o ideal é adicionar meia colher de chá de bicarbonato para quatro latas de tomate pelado.

O choque térmico nos ovos cozidos facilita que sejam descascados

Verdade – quando o ovo cozido ainda quente é mergulhado em água fria ele se contrai e isso faz com que se solte da casca com maior facilidade.

O arroz deve ser cozido com a tampa aberta para não empapar

Mito – na verdade o que irá determinar se o arroz vai ficar soltinho ou não é a quantidade de água usada. O arroz fica empapado quando é cozido por muito tempo e com muita água.

Ferver batatas em molhos ajuda a corrigir excesso de sal

Verdade – ao adicionar uma batata em um molho que ficou salgado, ela irá agir como uma esponja, sugando o excesso de sal do molho.

Sal na água acelera a fervura

Mito – na verdade isso acorre da forma inversa, pois a água precisa estar a 100ºC para ferver. Se estiver com sal, ela irá demandar uma temperatura mais elevada para entrar em processo de ebulição.

Óleo na água de cozimento do macarrão não deixa a massa grudar

Mito – na verdade o que faz a massa não grudar é cozinhar em muita água, a medida certa é um litro a cada 100 gramas e mexer apenas no inicio. Quando se acrescenta óleo ao cozimento, é o molho que não gruda na massa.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: