Topo

Como desenformar sobremesas de maneira simples e sem fazer bagunça

Comente

A confeitaria é uma arte que poucos dominam, mas mesmo assim muitos se aventuram. A dificuldade é que, por mais que se siga à risca a receita e o bolo cresça como esperado (ou seu pudim fique na textura ideal), a hora de desenformar a sobremesa costuma ser sempre um problema.

E é claro que para uma boa receita não basta ser apenas gostosa, ele também deve estar apresentável aos olhos, o que naturalmente causa uma boa primeira impressão e pode até aguçar ainda mais o paladar.

Dito isso, se você assim como muitos, possui dificuldade na hora de desenformar a sobremesa, veja a seguir algumas dicas para te ajudar a causar boa impressão com seus pratos doces.

Aprenda desenformar bolo da melhor maneira possível

Unte e enfarinhe a forma

A primeira dica para que seu bolo ou torta saia perfeito e não grude no fundo ou lateral da forma, é untar e enfarinhar a forma que for usar. Nesse momento você pode usar farinha de trigo, açúcar, mistura de açúcar com canela, entre outras, tudo vai depender do tipo de receita que está preparando. Isso vai ajudar a desenformar, mas lembre-se de espalhar bem a farinha em todos os cantos da forma.

Desenforme enquanto estiver morno

Se deseja preparar uma deliciosa sobremesa e fazer uma bela apresentação de seu prato, é necessário um pouco de paciência para que tudo saia da maneira certa. Essa dica é valida para receitas de bolos, tortas, pudins, quindins, entre outras que vão ao forno.

Após retirar o preparo do forno, deixe esfriar por alguns minutos, isso porque quando a receita está muito quente, ela não possui a textura ideal para desenformar. Por isso é necessário ter paciência de esperar o alimento ficar morno, para só então retirar da forma.

Use uma faca

Outra dica para te sucesso na hora de desenformar bolos, tortas e até pudins, é cortar usando uma faca quente. Para isso, aqueça uma faca em água quente, e depois passe em volta da borda. Dessa forma a massa irá se desprender da lateral, evitando que fique alguma parte grudada. Quando fizer isso, dê preferência às facas sem ponta, ou substitua por uma espátula que o resultado será o mesmo.

Leia também:

Use papel-alumínio ou papel-manteiga

Essa é uma dica para quem não possui aquelas formas de fundo falso que ajudam a deixar o momento de desenformar mais fácil. Para isso use papel alumínio ou papel manteiga para forrar a forma antes de despejar a massa, forre tudo com o papel de maneira que sobre nas laterais. Depois de assar basta soltar as bordas e retirar a torta, segurando pelo papel. Ela sairá facilmente.

Mergulhe a tigela em água quente

Essa é a melhor dica para desenformar pudins e gelatina. Após a receita estar pronta, mergulhe o recipiente em uma panela maior com água quente, porém não prolongue esse processo para que sua sobremesa não derreta, deixe apenas alguns segundos e já desenforme.

Vire a sobremesa em um prato

Depois de usar o truque da faca aquecida, mergulhar em água quente, ou usar papel alumínio ou manteiga, é necessário retirar a sobremesa da forma e colocar no recipiente onde será servido.

Uma dica é colocar um prato sob a forma e vira os dois juntos de uma única vez. Depois de virar é só dar umas batidinhas no fundo ou uma chacoalhada para que a sobremesa se solte por completo. Agora é só decorar se achar necessário e servir.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: