Topo

Veja as diferenças entre tipos de macarrão e dicas de receitas para cada um

Comente

Quando bate a dúvida sobre o que preparar para o almoço ou jantar, muita gente fica entre o prático ou o saboroso, mas, por que não os dois? Isso é muito possível. E uma das melhores formas de o fazer, é por meio do bom e velho macarrão, afinal, é difícil encontrar quem não goste de uma boa massa.

A questão, porém, é que ao fazer essa escolha, outra dúvida tende a surgir: qual é o melhor tipo de macarrão para preparar cada prato? Essa é uma pergunta bastante pertinente considerando que existe uma enorme variedade de massas, com formatos e composições distintas.

Sabendo disso, portanto, apresentamos a seguir algumas diferenças entre os tipos de macarrão, trazendo ainda sugestões de receitas para cada um. Confira!

Massas de macarrão e o preparo para cada prato

Massas de macarrão e o preparo para cada prato

De maneira preliminar é importante notar que, além de escolher o formato ainda é preciso prestar atenção na composição dos ingredientes, pois até nisso existe uma variação. Na hora de comprar, portanto, entenda essas diferenças:

  • Massa comum – possui farinha de trigo e água, normalmente é a que tem o preço mais em conta.
  • Massa de sêmola – possui trigo nobre, do tipo l, normalmente tem um preço mais elevado.
  • Massa com ovos – conta com adição de três ovos por quilo de farinha.
  • Massa grano duro – possui trigo durum, ficando ao dente e soltinha.
  • Massa integral – possui farinha integral e fibras, sendo considerada a mais saudável.
  • Massa com vegetais – normalmente pode ter cenoura, beterraba ou espinafre.
  • Massa caseira – pode ser com ou sem ovos, produzida artesanalmente, e possui uma absorção maior do molho.

Agora que você sabe a diferença na composição da massa, vamos passar aos tipos mais comuns de massa e opções de pratos para cada uma.

Espaguete e talharim

Essas são as massas mais longas, de preparo prático, e que combinam bem com molhos mais líquidos, como o molho ao sugo, molho de carne e shoyo. Esse tipo de massa rende ótimos pratos, como por exemplo o macarrão ao alho e óleo, um prato simples e rápido para momentos em que não se tem muito tempo para preparar uma comida caseira.

Leia também:

Parafuso e penne

Aqui temos uma massa mais curta, que possui um preparo mais delicado se comparado a outras massas. Pode ser servida tanto fria como quente, podendo ser preparada com molho de iogurte, carne e vegetais. Ela rende ótimos pratos, como o macarrão de forno, sendo um bom prato para o almoço de domingo com toda família.

Letrinhas, conchinhas e estrelinhas

Essa é uma massa pequena, que combina perfeitamente com sopas, sendo a preferida das crianças devido às suas formas. Para deixar a sopa de letrinhas ainda mais saborosa e enriquecida, a dica é incluir legumes no prato.

E no caso do macarrão argolinha, além dele ser usado em sopas, também rende uma ótima torta de brócolis, enquanto o macarrão de conchinha pode render um ótimo prato para o jantar se preparado com pimentão e tomate.

Capeletti

A massa de capeletti é uma das que rendem os pratos mais saborosos. Isso acontece porque ela pode ser recheada, sendo um grande sucesso na mesa e podendo ser servida com molho mais concentrado e condimentado, como o molho à bolonhesa e cremoso como o de queijo e rosé.

Ela também pode ser usada em sopas, ou ainda em pratos gratinados com quatro queijos, sendo uma opção saborosa para almoço ou jantar.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: