Topo

Da entrada à sobremesa: veja dicas para aproveitar melhor a cenoura em seu cardápio

Comente

Diferente do que muita gente pensa, a cenoura está longe de ser uma mera coadjuvante na cozinha. Ela está entre os vegetais mais versáteis de uma cozinha, podendo ser usada em preparo de saladas, sopas, caldos, bolo, torta e até sobremesas.

E como faz parte do grupo de alimentos ricos em nutrientes, não há motivos para não explorar as inúmeras opções que o mesmo oferece. É por isso mesmo que nesse artigo apresentamos algumas ideias para que você possa adicionar mais cenoura à sua mesa. Confira!

Informações, ideias e sugestões de receitas com cenoura

Informações, ideias e sugestões de receitas com cenoura

Pequena notável

As cenouras pequenas podem ser assadas inteiras, ainda com casca, mas pra isso devem ser bem lavadas. Em geral as cenouras maiores são indicadas para o preparo de sopas, caldos, ensopados e cozidos, podendo render também excelentes assados. O tempero pode incluir azeite, sal grosso, pimenta-do-reino moída na hora e ervas frescas.

O molho

Agora, você sabia que fica bom colocar cenoura no molho de tomate? Pois é verdade. A combinação funciona porque a cenoura dá um toque adocicado ao molho, deixando-o menos ácido.

Complemento de pratos

Os italianos usam a cenoura no “sofritto”, uma espécie de refogado que possui ingredientes como salsão, cebola e até pancetta sendo usado em vários pratos, como ragus e molhos com carne.

Por ser um ótima combinação com carnes vermelhas, as cenouras podem ser usadas também como recheio de bifes e cortes enrolados e assados. Ela ainda pode ser usada como ingrediente principal, podendo se tornar uma deliciosa sopa e até suflê.

Leia também:

Doçura no prato

Quando glaceada com um pouco de mel, açúcar e manteiga, e preparada em fogo baixo, as cenouras ficam macias com a textura amanteigada, se tornando um ótimo acompanhamento para carnes e aves, principalmente as assadas ou grelhadas.

Um outro detalhe é que as folhas da cenoura também são comestíveis, embora no Brasil o seu consumo não seja muito comum. Quando as folhas estão bem frescas, elas podem ser usada na produção de bolinhos, substituindo até o espinafre, ou junto com o manjericão para o preparo de um molho pesto diferente.

Cenoura na sobremesa

A cenoura não é um ingrediente para ser usado apenas em pratos salgados, ela pode ser usada perfeitamente no preparo de receitas doces, como por exemplo, o famoso bolo de cenoura com cobertura de chocolate, tendo com perfeito acompanhamento uma xícara de café quentinho, sendo este um clássico da cozinha brasileira.

E a coisa não para por aí. Os Estados Unidos, por exemplo, possuem a própria versão dessa deliciosa receita, que é o “carrot cake”. O preparo conta com especiarias, como a canela e a noz-moscada, além de nozes pecãs, avelãs, e gengibres. Sua cobertura é diferente da versão brasileira, já que o bolo recebe um creme à base de cream cheese.

Por possuir uma textura firme, a cenoura também pode ser usada em docinhos de festa, como por exemplo, o beijinho, com leite e açúcar, enrolados e passados em confeitos. E para quem prefere as receitas fitness, uma ótima opção é o suco de cenoura.

Por ser naturalmente doce, a cenoura pode ser usada na composição dos sucos verdes, batida com couves, maçãs, limões e até água de coco.

Para conservar

Quando for comprar cenouras, dê preferência às cenouras firmes e sem partes moles ou sinais de mofo. Procure mantê-las conservadas na geladeira em sacos plásticos abertos.

Se optar pelo consumo da cenoura crua, o ideal é prepará-la ralada e temperar apenas na hora de servir. Agora se quiser consumir cozida, saiba que não é necessário um cozimento longo, bastam alguns minutos no vapor ou em pouca água para ela já ficar ao dente.

De onde vem a cenoura?

A cenoura é pertencente à família do salsão, e algo que muita gente desconhece, é que ela pode variar em sua coloração, indo do branco ao roxo escuro. Em todo caso, porém, a mais conhecida mundialmente é a versão alaranjada, rica em carotenos.

Por possuir uma casca superfina, ela pode ser facilmente descascada, podendo ser consumida cruas, cozida, refogada ou assada, conforme algumas ideias que você já conferiu por aqui mesmo.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: